Maria João Guia

Maria João Guia é doutora em "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", mestre em Strategic Border Management, Mestre em Tradução e Mestre em Sociologia, autora da tese de doutoramento intitulada "Imigração, 'Crimigração' e Crime Violento. Os Reclusos Condenados e as Representações sobre Imigração e Crime". Publicou dois livros em língua portuguesa sobre Imigração e Crime (2008 e 2010), co-editou o livro Social Control and Justice- Crimmigration in the Age of Fear e foi organizadora do livro A Emergência da Crimigração, ambos publicados em 2012. É editora e co-editora de novas publicações para a Springer: The Illegal Business of Human Trafficking (2015), Immigration, Detention, Risk and Human Rights (2016), Prison, State and Violence (2019). É Investigadora do Instituto Jurídico, Investigadora do Ratio Legis, da UAL e Investigadora Associada do Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da UC. Em 2012 foi galardoada com uma bolsa do programa Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (SYLFF), pelas suas capacidades de liderança e de organização de projetos académicos. A rede internacional CINETS - Crimmigration Control International Net of Studies, (www.crimmigrationcontrol.com) que dinamiza, tem sido uma das suas prioridades académicas. Foi assistente convidada do Mestrado em Criminologia e da Licenciatura em Direito do ISBB em Coimbra (2013-2015), sendo atualmente Professora Auxiliar da UAL e da Universidade de Coimbra. Tem orientando e co-orientando dissertações e teses de mestrado, doutorandos e pós-doutorandos nas linhas temáticas em que trabalha: Imigração e Crime; Crimigração e Criminalização da imigração; Tráfico de pessoas e Direitos das vítimas; Criminalidade violenta e Reclusão; Criminalização da pobreza e acesso à justiça; Imigração ilegal/irregular e Direitos dos imigrantes. Dedicou-se a atividades de investigação académica e criminal, tendo sido membro suplente do Grupo de Peritos para o Tráfico de Seres Humanos da União Europeia, até Agosto de 2011. Foi perita externa independente da Comissão Europeia no campo da Segurança, Liberdade e Justiça em 2014. É membro de várias sociedades e projetos de investigação nacionais e internacionais.

Guia, Maria João (2018), Nowhere's Land: Why Immigrants Should Currently Fear Moving to European Union Societies, in Pirani, B. (org.), he Borders of Integration: Empowered Bodies and Social Cohesion. Cambridge: Cambridge Scholars Publisher, 97-120

Guia, Maria João (2018), A construção do inimigo estrangeiro na Europa: pobreza, securitização e perceção do crime, in Isabel Maria Freitas Valente e José Blanes Sala (org.), Cidadania, Migrações, Direitos Humanos - trajetórias de um debate em aberto. -: Universidade Federal de Campina Grande

Guia, Maria João (2018), "O Direito Contraordenacional de Estrangeiros - A atuação sancionatória nos meandros do Direito Criminal", A Galileu, Revista de Direito e Economia, XIX, 1, 86-105