Jesús Sabariego

Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento com a tese "Os Direitos Humanos no Fórum Social Mundial: Uma nova ecologia social da identificação entre cultura e política para os movimientos sociais (2001 - 2005)". Bacharel em Humanidades (Arqueologia e História) e mestrado em Pedagogia para a habilitação docente (Filosofia). Professor de História Política e Social Contemporânea nos graus de Sociologia e Ciências Políticas na Universidade Pablo de Olavide até 2012. Coordenador (2001 - 2007) e professor (2006 - 2008) do Programa de Doutourado em Direitos Humanos e Desenvolvimento e do Núcleo de Direitos Humanos "José Carlos Mariátegui" (2004 - 2008), coordenador até 2012 dos programas universitários de cooperação com a ONU, União Europea e a Cadeira UNESCO em Participação Social. Professor e pesquisador visitante em universidades da América Latina e Europa, consultor para diversas organizações públicas e do terceiro setor. Meus interesses de pesquisa abrangem múltiples disciplinas das Ciências Humanas. Na atualidade desenvolvo uma investigação pós-doutoral, financiada pela FCT, dos movimentos sociais que surgiram no sul da Europa no contexto da crise global e suas relações com outros movimentos sociais no mundo. Algumas publicações, nomeadamente, "Você tem Direitos! Os Direitos Fundamentais" (2001); "La globalización de las relaciones entre cultura y política: Una nueva ecología social de la identificación" (2005); La democracia en proceso participativo: principios, fundamentos y requisitos" (2006); Los otros derechos humanos. Cultura, política y movimientos sociales en el Foro Social Mundial" (2007); "Estudio cualitativo de las demandas culturales de los universitarios andaluces" (2011). Como tradutor, fiz parte da equipe da primeira edição espanhola do livro "Crítica da Razão Indolente" (2003), de Boaventura de Sousa Santos.

Matos, Ana Raquel; Sabariego, Jesús (2020), "Movilización colectiva, transformación democrática y resistencia contra la crisis y la austeridad en el sur de Europa: La experiencia de Portugal y España", Revista Española de Sociología, 29, 1, 71-86

Aguiló, Antoni; Sabariego, Jesús (2019), "Hacia un municipalismo cosmopolita: posibilidades de traducción desde las epistemologías del Sur", Utopía y Praxis Latinoamericana, 24, 86, 73-100

Sabariego, Jesús (2019), Ciudades de miedo y deseo, in Augusto Jobim (org.), A cidade como dispositivo biopolítico. Rio de Janeiro: Tirant Lo Blanch