Hugo Gonçalves Dores

Licenciado em História (2005) e Mestre em História Contemporânea (2009) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Obteve o seu doutoramento em História no PIUDH (ICS - Universidade de Lisboa), em 2014, com a tese Uma Missão para o Império: política missionária e o "novo imperialismo" (1885-1926). É desde 2011, membro do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica e desde 2015 do Consejo Academico de Centro de Estudios Afro-Hispanicos da UNED (Madrid, Espanha). Foi visiting scholar na Universidade de Lovaina (Katholieke Universiteit Leuven) (Bélgica, 2011) e na Brown University (Estados Unidos, 2012). Participou nos projectos: Globiber - «Le renouveau impérial des États Ibériques: une globalisation originale? (1808-1930)», Casa de Velázquez (École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques - Madrid) (2012-14) e «Internationalism and Empire: The Politics of Difference in the Portuguese Colonial Empire in Comparative Perspective (1920-1975)», ICS-UL (2012-15).Tem trabalhado sobre missões e império (sécs. XIX e XX), nomeadamente sobre as políticas imperiais relativas à missionação (católica e protestante) e as suas dinâmicas transnacionais, à educação,ao desenvolvimento e à cooperação inter-imperial. O seu projecto de pós-doutoramento - "Educating empires: international organizations, inter-imperial cooperation, and the educational policies in late colonialism" - estuda a circulação de ideias e projectos educativos destinados para as populações coloniais africanas, explorando o papel das administrações imperiais e de organizações inter-imperiais (CCTA) e internacionais (UNESCO).

Livro

Dores, Hugo Gonçalves (2021), Politics and Religion in the Portuguese Colonial Empire in Africa (1890-1930). Brighton & Eastbourne: Sussex Academic Press

Dores, Hugo Gonçalves (2021), Creating Catholics and Portuguese: the educational and civilizing role of Catholic missions in the Portuguese imperial project, in Jairzinho Lopes Pereira (org.), Missions of the Empire. The Church-State Relations in the European Colonial Empire (19th-20th centuries),. Londres: Palgrave Macmillan

Dores, Hugo Gonçalves; Guardão, Ana Filipa; Jerónimo, Miguel Bandeira; Monteiro, José Pedro (2020), Trajectórias imperiais e os mundos do 'internacional': casos, dinâmicas e perspectivas, in Hugo Gonçalves Dores, Ana Filipa Guardião, Miguel Bandeira Jerónimo e José Pedro Monteiro (org.), Os Impérios do Internacional: Perspectivas, Genealogias e Processos. Coimbra: Almedina, 7-28