Giacomo D'Alisa

Ecologista político, é investigador em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal, com uma bolsa de 3 anos, concedida pela FCT, para desenvolver investigação na área dos Commons. Nos últimos anos foi Investigador Visitante no Departamento de Política Ambiental do Instituto de Estudos Ambientais da Universidade de Amsterdão, Países Baixos; Professor Visitante no Departamento de Ciência Política da Universidade de Bari, Itália; e Investigador Sénior no Instituto Croata de Ecologia Política. Doutorado em Economia e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável (Itália, 2010), adquiriu competências interdisciplinares ao desenvolver um perfil internacional durante as suas estadias no Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental - UAB, Espanha (1,5 anos) e em universidades de primeira linha em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa, e no Reino Unido, na Universidade de Sussex, (ambas estadias de curta duração). Pertencendo à génese da investigação sobre decrescimento, no ICTA-UAB, juntamente com outros cientistas, lançou um programa de investigação internacionalmente reconhecido sobre decrescimento e justiça ambiental. Sobrepõe a teoria política com modelos quantitativos de metabolismo social e ecológico para entender criticamente as condições socioeconómicas do crescimento económico, recorrendo, igualmente, a estruturas inovadoras para investigar alternativas para a transformação. É editor de um livro sobre esta temática considerado como uma publicação de referência (Routledge 2014, 10 traduções, 532 cit. Google Scholar, 21/09/2019). Com um currículo de publicações e impacto de primeira linha, é autor de mais de 50 artigos científicos, 15 artigos com peer-review (9 em Q1), uma recensão na prestigiada revista Nature e 10 capítulos de livros (Routledge, Palgrave, Rowman & Littlefield). Detém um FI total de 68,38 (JCR), com um índice H no Scopus de 10, sendo que os seus 17 documentos são citados 321 vezes. No Researchgate detém 32 itens pesquisados, 478 citações e 17.813 leituras, e no Google Scholar, 1397 citações, com um índice H de 14 e índice i10 de 21. Coorientador de duas teses de doutoramento (uma ainda em andamento) e de 6 teses de mestrado. Apresentou dezenas de comunicações em conferências internacionais, foi orador convidado (três vezes como keynote) em diversos países europeus e no Brasil. Foi Co-PI/Vice-diretor de um projeto de grande escala financiado pela UE no âmbito do 7.º PQ (ENTITLE, 3,65 M; com parceiros na Europa, Médio Oriente e América Latina) tendo participado em mais três projetos da UE (Horizonte 2020; 7.º PQ, LIFE +).

D'Alisa, Giacomo (2019), Degrowth, in Boaventura de Sousa Santos Maria Paula Meneses Mara Bicas Susana de Noronha René Ramírez (org.), Dicionario Alice. CES / ALICE

D'Alisa, Giacomo (2019), Circular Economy, in Kothari A., Salleh A., Escobar A., Demaria F. and Acosta (org.), A. Pluriverse: a Post-Development dictionary.. Auf, Authors up front

Aillon J.L.; G. D'Alisa (2019), Our affluence is killing us: What degrowth offers health and wellbeing, in K. Zywert and S.Quilley (org.), Health in the Anthropocene: Living Well on a Finite Planet. University of Toronto Press