Gabriele Proglio

Gabriele Proglio é um historiador oral e cultural. Suas especializações em pesquisa incluem História do Mediterrâneo, mobilidade e fronteiras, estudos de migração e diáspora, estudos de subjetividade e memória, teoria pós-colonial e pensamento descolonial, heranças coloniais na Europa. Em 2014, ele obteve seu doutorado em História Contemporânea pelo Departamento de História da Universidade de Turim, defendendo uma tese dedicada a analisar os imaginários coloniais italianos durante a guerra pela conquista da Líbia. Em 2015, ele foi professor visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi Professor de História do Mediterrâneo e História do Mundo Árabe na Universidade El Manar, Tunis (2015-2018). Foi pesquisador associado no âmbito do projeto de pesquisa ERC intitulado 'Órgãos além das fronteiras: memórias orais e visuais na Europa e além', liderado pela Prof. Luisa Passerini e baseado no Instituto Universitário Europeu. Durante os cinco anos de projeto, ele realizou uma pesquisa sobre memória oral e visual, coletando entrevistas com pessoas provenientes ou ligadas culturalmente à Etiópia, Eritreia e Somália - antigas colônias italianas - sobre vários tópicos, como a idéia de Europa e Europidade e a memória de diferentes tipos de colonialismo. Ele é autor de Memorie oltre confine. La letteratura postcoloniale italiana in prospectettiva storica (ombre corte, 2011), Líbia 1911-1912. Imagens coloniais e italianas (Mondadori-Le Monnier 2016). Ele editou vários livros como Decolonising the Mediterranean. Heranças coloniais europeias no norte da África e no Oriente Médio (Cambridge 2017), Border Lampedusa. Subjetividade, visibilidade e memória em histórias de mar e terra (com Laura Odasso, Palgrave 2018). Entre sua recente publicação: Mediterraneo nero. Archivio, memorie, corpi (Manifestolibri 2019), Is the Mediterranean a White Italian-European Sea? The multiplication of borders in the production of historical subjectivity (Interventions, 2018) e Silences and voices of mediterranean crossings: (inter)subjectivity and empathy as research practice (Revista Brasileira de Perquisa (Auto)Biográfica 2018).

Proglio, Gabriele (2019), 'Geography of emotions' across the Mediterranean. Oral memories and dissonant heritages of the Colonial past and slavery, in Tuuli Lahdesmaki, Luisa Passerini, Sigrid Kaasik and Iris van Huis (org.), Dissonant Heritages and Memories in Today's Europe. Palgrave, 249-272

Proglio, Gabriele (2019), The Mediterranean as a mirror and ghost of the colonial past: the role of cultural memory in the production of populist narratives in Italy, in Chiara De Cesari and Ayhan Kaya (org.), European Memory in Populism: Representations of Self and Other. Routledge, 112-128

Livro

Proglio, Gabriele (2019), Mediterraneo nero. Archivio, memorie, corpi. Manifestolibri