Filipa Lã

Doutorada em Performance - Canto (Universidade de Sheffield, UK), Filipa Lã é Investigadora Contratada da Universidade Nacional de Ensino a Distancia, em Madrid, Espanha (Talento Madrid, Comunidad de Madrid). Mantém ainda uma atividade de freelancer enquanto performer (…"Filipa Lã as Vénus/Terpsicore was suitable coy and majestic by turns"…Galway Advertiser) e professora de canto e da voz, responsável por inúmeros cursos de formação continua de cantores , professores de canto e outros profissionais da voz, em Portugal e no estrangeiro. É colaboradora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, nas áreas de Ciências Performativas, Pedagogia do Instrumento/Canto e Estudos em Performance. É ainda Editora Associada de revista Logopedics Phoniatrics Vocology e membro permanente da comissão de aconselhamento da Pan-European Voice Conference (PEVOC). A sua investigação tem sido sobretudo dedicada à voz cantada, focada em aspectos relacionados com estratégias de optimização vocal para a saúde e bem-estar do cantor, aplicada em contextos educacionais do ensino e da prática do canto (em vários estilos musicais), bem como às condições de trabalho de diferentes tipos de profissionais da voz. Outras investigações englobam os problemas médicos dos músicos instrumentistas e respetivas estratégias preventivas em contextos educativos. As suas atividades enquanto pedagoga e investigadora concederam-lhe 1 prémio nacional (Prémio de Internacionalização da Investigação Científica - Categoria de Investigador, atribuído pelo Banco Santander Totta e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e 6 prémios internacionais de grande prestigio, o último dos quais - The Van Lawrence Award (2015) - concedido pela National Association of Teachers of Singing e The Voice Foundation foi, pela primeira vez em 24 anos, atribuído a uma professora e investigadora não residente nos EUA. Das suas inúmeras atividades enquanto pedagoga e investigadora, destacam-se: 15 artigos publicados em revistas com arbitragem internacional; 13 artigos em atas de conferencias; 3 capítulos de livros; 3 revisões científicas de livros ("Principles of Voice Production", Ingo Titze, 2014; "Infant Musicality: new research for educators and parents", Johannella Tafuri, 2009; e "The Performer's Voice: Realizing Your Vocal Potential", Dayme Meribeth Bunch, 2006); referee das revistas ISI Logopedics Phoniatrics Vocology, Journal of Voice e Folia Phoniatrica et Logopedica. Apresentou 14 keynotes em conferências (8 internacionais e 6 nacionais), 21 lições plenárias em instituições de Ensino Superior (14 internacionais e 7 nacionais), 10 workshops (9 internacionais e 1 nacional), e 7 Master-Classes de Canto (3 internacionais e 4 nacionais). Os seus trabalhos de investigação foram apresentados em 47 conferências (38 internacionais e 9 nacionais) e, em forma de poster, em outras 7 conferências. Outras atividades de investigação incluem a organização de 8 conferências (6 internacionais e 2 nacionais). Responsável pela criação dos cursos de Musician's Health, London Institute of Education (2007), Pós-Graduação em Voz Profissional, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (2008) e do Mestrado em Fonética e Fonologia do Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid, Espanha (2008) é regularmente convidada para lecionar cursos de formação avançada para músicos (destacando-se os cantores e professores de canto enquanto público alvo), em países como Alemanha, Croácia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Portugal, Suécia e Reino Unido. Filipa Lã tem-se apresentado em vários recitais de canto e piano em Portugal, Inglaterra, Irlanda, Espanha, Brasil, Croácia, República Checa e Austrália, interpretando um vasto leque de repertório que vai desde a música antiga até à música contemporânea, incluindo ópera e oratória.

Gill, Brian P.; Lee, Jessica; Lã, Filipa M.B.; Sundberg, Johan (2018), "Spectrum Effects of a Velopharyngeal Opening in Singing", Journal of Voice

Lã, Filipa (2017), "Real-Time Visual Feedback of Airflow in Voice Training: Aerodynamic Properties of Two Flow Ball Devices", Journal of Voice, 31, 3, 390e1-390.e8

Lã, Filipa M.B. (2017), "Towards evidence-based practices in voice pedagogy", Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología, 37, 4, 180-187