Felipe Cammaert

Felipe Cammaert é investigador no âmbito do projeto internacional "Memoirs, Filhos de Império e Pós-memórias Europeias", European Research Council, a decorrer no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. Doutor em Estudos Românicos e Literatura Comparada pela Universidade Paris Nanterre, com uma tese sobre as representações da memória na obra de António Lobo Antunes e de Claude Simon. Foi bolseiro de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian (2017) e bolseiro de pós-doutoramento da FCT no Centro de Estudos Comparatistas (FLUL, 2008-2014), nas áreas da literatura comparada e literatura portuguesa contemporânea. Tem sido docente nas Universidades de Picardie (França), Lisboa (Portugal) e Los Andes (Colômbia) e investigador da Biblioteca Nacional da Colômbia. Tradutor do francês e do português de autores contemporâneos para a América Latina.

Cammaert, Felipe (2019), "A visita da tia Teresa : experiência da guerra colonial e resiliência pela escrita em Os Cus de Judas", Revista Colóquio/Letras, 201, 20-31

Cammaert, Felipe (2018), Todas las mujeres portuguesas fueron a la guerra colonial, in Lídia Jorge (org.), La costa de los murmullos. Bogotá: Ediciones Uniandes, 9-14

Cammaert, Felipe (2017), El humano ante la máquina del mundo, in Paulo José Miranda (org.), La enfermedad feliz y otras obras. Bogotá: Ediciones Uniandes, 9-21