Alex Magalhães

Possui Graduação em Direito (Faculdade de Direito, 1990), Especialização em Sociologia Urbana (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1995) e Mestrado em Direito da Cidade (Faculdade de Direito, 1999), todos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional / IPPUR, 2010). Tem experiência nas áreas de Direito (ênfase em Direito Urbanístico e Direito Civil), Planejamento Urbano (ênfase em Planos Diretores, instrumentos de política urbana, e Regularização Fundiária), Ciências Sociais (ênfase em Sociologia Urbana) e Metodologia da Pesquisa. É Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lotado no IPPUR, ministrando as seguintes disciplinas: Direito Urbanístico, Direito Ambiental e Teoria e Instrumentos de Planejamento Urbano, no curso de graduação em Gestão Pública; Direito Urbanístico, Planos Diretores, e Assentamentos Precários nos cursos de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) em Planejamento Urbano e Regional. Coordena projetos de pesquisa e extensão, orienta diversos trabalhos acadêmicos (da graduação ao pós-doutorado) e possui inúmeras publicações relacionadas às disciplinas acima mencionadas. Coordenou o curso de Especialização (Pós-Graduação Latu Sensu) em Política e Planejamento Urbano do IPPUR / UFRJ entre 2014 e 2017. Foi integrante da Diretoria Nacional do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) no período 2014-2017. É membro do International Research Group on Law and Urban Space (IRGLUS) desde 2014. É Membro do Grupo de Trabalho 'Desigualdades Urbanas' do CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais), desde 2015. Desde 2016 é Pesquisador - Bolsista da FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado. Fundador e Diretor Geral do Laboratório de Estudos das Transformações do Direito Urbanístico Brasileiro (LEDUB). No período 2015 - 2016 exerceu a Coordenação Geral do II Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas (II URBFAVELAS), realizado no Rio de Janeiro, em novembro / 2016. Em 2018 iniciou Pós-Doutoramento junto ao Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra (Portugal).

Magalhães, Alex (2019), Existem instrumentos urbanísticos "progressistas" ou "regressistas"? Reflexões sobre uma possível "entrada" para pensar criticamente o Direito Urbanístico, in José Geraldo de Sousa Júnior e outros(as) (org.), O Direito Achado na Rua, vol. 9: Introdução crítica ao Direito Urbanístico. Brasília (DF): Universidade de Brasília (UnB), 109-126

Magalhães, Alex; RIBEIRO, Tarcyla; FRANCISCONI, Thamara; SILVA FILHO, Gilberto; SANTOS, Daiane; ALEIXO, Julia; BRAGANCA, Raniellen (2019), Planos diretores: revisão e avaliação das experiências, in Ana Beatriz Oliveira Reis (org.), A luta pelo direito à cidade na Amazônia O processo de revisão do Plano Diretor de Santarém-PA. Santarém (PA), Brasil: FASE, 41-71

Magalhães, Alex (2019), "Direito das Favelas: lineamentos de um conceito", Ciência & Tópico, 43, 2019, 196-220