Rita Basílio de Simões

Nota biográfica

Rita Basílio de Simões é Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, cujo Doutoramento em Ciências da Comunicação atualmente Coordena. É investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde tem desenvolvido investigação sobre média, género e espaço público. Colabora também como investigadora com o Instituto de Comunicação da NOVA - ICNOVA, da Universidade Nova de Lisboa, e o Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20). Doutorada em Ciências da Comunicação pela FLUC, é Mestre em Comunicação e Jornalismo e Licenciada em Jornalismo pela mesma Instituição e Pós-graduada em Direito da Comunicação, pelo Instituto Jurídico da Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É coordenadora do Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), membro da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM), da European Communication Research and Education Association (ECREA) e da International Communication Association (IAMCR). O seu trabalho tem incidido sobre a comunicação e os média a partir de um enquadramento estruturado por múltiplos territórios disciplinares, da sociologia do jornalismo aos estudos feministas e de género, dos estudos críticos da Internet e à criminologia, e em temáticas tais como género e representações mediáticas; género e produção informativa, média digitais e sociabilidade; audiências, usos e consumos mediáticos; violência e ódio online. Tem coordenado e participado em projetos nacionais e internacionais e redes de investigação nestes domínios. Desde 2019, é coordenadora nacional do "Global Media Monitoring Project - Who Makes the News?", da responsabilidade da World Association for Christian Communication, e, desde 2020, integra a COST Action CA18230 - Interactive Narrative Design for Complexity Representations.

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Simões, Rita Basílio de; Martins, Carla (2023), "Comunicação, Género e Sexualidades: construindo imaginários", Comunicando, 12, 2

Artigo em Revista Científica