Colóquio

Ilha de Moçambique 1983:  incorporação na UC do  arquivo do  levantamento arquitetónico

12 de março de 2020, 10h00 (CANCELADO)

Sala de S. Pedro, Biblioteca Geral da UC

Enquadramento

1. Em 1983, a cooperação dinamarquesa promoveu a realização de um muito detalhado levantamento do património cultural edificado da Ilha de Moçambique. Esse levantamento esteve na base da inscrição da Ilha, em 1991, na Lista do Património Mundial da UNESCO, e o livro que, em 1985, dele resultou, continua a ser a obra de referência sobre o património da Ilha.

2. A Patrimónios tem desenvolvido trabalho na Ilha de Moçambique, em estreita colaboração com a universidade pública da área, a UniLúrio (um aluno do Patrimónios é, precisamente, diretor da respetiva escola de arquitetura e está a trabalhar o tema; professores da UC têm dado aulas num curso que ali ajudaram a criar); em 2017 organizou-se lá um workshop que deu origem a uma publicação pela IUC; fizemos ro inventário da coleção de arte sacra do Museu com o apoio da Guklbenkian, etc.

3. Por tudo isso, através da Patrimónios, a escola de arquitetura da Universidade de Aarhus, Dinamarca, doou todos os materiais do levantamento (fotografias, desenhos, amostras de materiais, cadernetas de campo, relatórios, etc.) à UC, que irá ser tratado e passará a estar em consulta pública no Centro de Documentação 25 de Abril. Chegou há umas semanas.

4. A esse propósito, a Patrimónios organiza este evento para apresentação e disponibilização públicas deste espólio.