Colóquio

Desenhar a História:tecnologias aplicadas à investigação em morfologia urbana

Elwin Koster

Jean-Loup Abbé

Keith Lilley

11 de novembro de 2010, 15h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Apresentação:  Walter Rossa

Resumo

A morfologia urbana é hoje um domínio de investigação vasto, no qual convergem diversas áreas disciplinares e divergem variadíssimas linhas de trabalho. No âmbito da investigação que de há alguns anos a esta parte temos vindo a desenvolver, o seu principal interesse reside na descodificação das matrizes de composição e transformação por forma a poder integrar esse conhecimento no exercício da Arquitectura, no Urbanismo e no Planeamento Urbano e Regional.

É nesta mesma perspectiva que o encontro que agora se promove sob o título "Desenhar a História: tecnologias aplicadas à investigação em morfologia urbana" agendado para o próximo dia 11 de Novembro, visa acompanhar propostas similares de reputados investigadores europeus. De forma crítica e comparada, trará até nós as mais recentes formas de abordagem ao tema, com o recurso aos mais diversos instrumentos e métodos.
Assim se explica a iniciativa: discutir de viva voz os diversos métodos de trabalho e, porque não, trabalhar sobre laços de trabalho comuns que, pelo aumento de massa crítica, potencie os esforços das partes.