RAP - 'Raça' e África em Portugal: um estudo sobre manuais escolares de História

Neste projecto pretendemos questionar visões Eurocêntricas da História. Para tal, iremos investigar como é que ‘raça’, África e o ‘outro’ Negro/Africano são representados nos manuais escolares de História do 3º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Para alem da análise de textos (dos manuais e das politicas educativas actuais), este projecto centra-se também na forma como os conteúdos são negociados por uma diversidade de actores, nomeadamente: decisores políticos, editores, autores, professores e estudantes, e representantes de ONGs. Usaremos o método de análise de conteúdo de uma forma crítica, focando não só os conteúdos mas também as ausências, e tendo em consideração a multiplicidade de leituras dos textos. O projecto terá a duração de 36 meses, sendo centrado em 3 momentos:

1. análise dos manuais escolares e de políticas educativas;

2. entrevistas com diversos actores (editores, autores, decisores políticos, representantes de ONGs, jornalistas, professores, estudantes);

3. workshops com os participantes.

Um estudo semelhante está a ser conduzido no Brasil, por uma equipa da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, e coordenado por Nilma L. Gomes.