O Guia da Auto-Avaliação foi publicado, pela primeira vez, em Junho de 2003 (Saber Fazer nº 3), para apoiar os projectos da 1ª Fase da EQUAL nos seus processos de auto-avaliação. Estabeleceu-se que os exercícios conducentes ao preenchimento do respectivo Guião deveriam ocorrer (pelo menos) em dois momentos do desenvolvimento dos projectos, o último dos quais coincidente com o seu final (Acção 2).
Com base na experiência da 1ª Fase, decidimos rever o Guia e, em particular, o Guião da Auto-Avaliação, no sentido de o simplificar, identificando os conteúdos considerados os “mínimos essenciais” para um processo de auto-avaliação de um projecto EQUAL – identificaram-se, assim, as questões comuns que se colocam a todos os projectos.
Caberá a cada projecto, no seu próprio interesse, adicionar os conteúdos ou questões de avaliação lhe são específicas e importantes para a reflexão sobre o seu próprio desenvolvimento.
O processo da auto-avaliação, assente numa reflexão conjunta que traduza as diferentes perspectivas e sensibilidades envolvidas, deverá reverter para a qualidade do próprio projecto, para a sua acção e para os seus resultados.
Esperamos que o presente Guia seja um contributo para tal.
Consulte o Guia