Imagina-se ter uma enciclopédia multilingue em casa? Uma enciclopédia gratuita que se vai construindo a cada hora, todos os dias? Pensou alguma vez em ter acesso a uma enciclopédia com 19 milhões de artigos, dos quais mais de 700 mil são em língua portuguesa? Acredita que esta enciclopédia está a ser escrita e editada de forma colaborativa por pessoas voluntárias, como qualquer um de nós, em todo o mundo? E que tem, atualmente, edições em 281 idiomas? Pois essa enciclopédia existe: chama-se Wikipédia.
A Wikipédia nasceu há onze anos (janeiro de 2001) e foi lançada na versão inglesa. Hoje tornou-se na maior e mais popular obra de referência geral na Internet. É um sítio na Internet sem fins lucrativos que se baseia no conceito da colaboração online e na interação de milhares de utilizadores. O nome Wikipédia resulta da combinação de wiki (uma tecnologia para criar sítios colaborativos) e enciclopédia. Estamos então perante uma obra dinâmica, que, embora tenha erros e tenha recebido críticas, constitui um grande contributo ao conhecimento partilhado.
Os princípios fundadores da Wikipédia são cinco: 1) o enciclopedismo, sem ser um repositório de informação indiscriminada, nem um dicionário ou um fórum de discussão; 2) a neutralidade, dado que se rege pela imparcialidade e a exposição dos diferentes pontos de vista; 3) o conteúdo livre, uma vez que está disponível através de uma licença livre, aberta e sem custo, não possui donos e pode ser escrita e revista por qualquer pessoa; 4) a convivência comunitária, baseada em algumas normas de respeito para com os outros; e, 5) a liberalidade das regras, pois estimula a criatividade.
Qual é a importância da Wikipédia? Talvez o mais relevante, juntamente com o resultado – a enciclopédia virtual –, seja o próprio processo de construção. A Wikipédia mostra que há alternativas e demonstra o potencial do trabalho livre e aberto de uma grande comunidade de interconhecimento (além da academia). É também um espaço de expressão da diversidade inesgotável. E constitui uma experiência de diálogo plural e tradução intercultural entre saberes e entre práticas. A Wikipédia é, assim, num contexto de crise, um desafio para a imaginação contra a passividade e a renúncia.
José Luis Exeni Rodríguez