CFP IV
IV Curso de Psicotraumatologia do Observatório do Trauma/CES
30 de outubro 2021 a maio 2022
APRESENTAÇÃO
Nos últimos anos, profissionais de diferentes áreas têm vindo a manifestar significativo interesse na área da Psicotraumatologia. De facto, os desastres naturais e os cada vez mais frequentes desastres climáticos, os acidentes rodoviários, as generalizadas situações de violência estão presentes no dia-a-dia das sociedades atuais, constituindo acontecimentos potencialmente traumáticos e recolocando o conceito de Trauma no cerne da psicopatologia moderna. Acrescidamente, a experiência pandémica que temos vindo a viver torna gritante a necessidade de mobilização das comunidades como parceiros ativos no prevenir e no elaborar das respostas às crises.
Destaca-se assim a necessidade de promover, num contexto de diálogo interdisciplinar, o conhecimento sobre prevenção e intervenção em trauma psicológico nas situações de crise, desastre ou catástrofe. Daí o programa de formação proposto.
OBJETIVOS
- Dotar os/as formandos/as de conhecimentos teóricos e práticos em trauma psicológico, nomeadamente em trauma pós-crise, desastre ou catástrofe;
- Fomentar, na área do trauma psicológico, terminologias e práticas de atuação comuns, com base na evidência científica;
- Difundir informação sobre prevenção e intervenção no trauma psicológico;
- Divulgar estratégias de prevenção, intervenção, tratamento no trauma psicológico, em consonância com critérios internacionalmente reconhecidos;
- Facilitar o acesso e a partilha de conhecimento com as redes internacionais de intervenção em Psicotraumatologia;
- Conciliar a formação obtida com posteriores graduações internacionais da área da Psicotraumatologia.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Público-alvo
• Profissionais e estudantes das diferentes áreas da Saúde e Ciências Sociais;
• Outros profissionais que atuem em situações potencialmente traumáticas (elementos de equipas de emergência, socorristas, militares e forças de segurança, jornalistas, etc.).
Critérios mínimos de seleção
• Formação Superior de 1º Ciclo ou Equiparado.
• Alunos finalistas de Licenciatura nas áreas supramencionadas, adjacentes ou relacionadas com o trauma psicológico.
ESTRUTURA E CERTIFICAÇÃO
O IV Curso de Formação em Psicotraumatologia (CFP IV) na sua generalidade será constituído por 10 módulos periódicos, organizados em 15 sessões, que se realizarão quinzenalmente em regime tendencialmente online, sendo a primeira e a última sessões em regime misto.
Esta edição do curso terá início a 30 de outubro de 2021.
Os módulos são pontuados com créditos fixos e sujeitos a avaliação obrigatória.
Certificação
Caso o/a participante do Curso de Formação em Psicotraumatologia se queira candidatar ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS (European Society for Traumatic Stress Studies) é para isso condição necessária ser membro da ESTSS. Os/as associados/as do Observatório do Trauma são, por inerência, membros da ESTSS.
No caso de o/a participante não ser ainda associado/a do Observatório do Trauma terá de efetuar a sua adesão mediante preenchimento do formulário online de adesão e, em seguida, da ficha de inscrição.
Para obter o Certificado Europeu em Psicotraumatologia será necessário frequentar os 9 módulos obrigatórios, para atingir 100 pontos de creditação. É permitida uma falta única aos módulos obrigatórios.
Cada módulo terá uma avaliação obrigatória através de um questionário de 10 perguntas de escolha múltipla. O questionário será disponibilizado pelo Observatório do Trauma, que comunicará à ESTSS os resultados obtidos por cada candidato/a. Cabe à ESTSS o registo da creditação acumulada e a atribuição do Certificado.
O diploma de certificação da ESTSS tem um custo associado de 40 euros (negociação para escalão inferior em curso), para assegurar a gestão administrativa do Certificado.
Vagas
Para a realização do curso, é necessário um mínimo de 24 participantes.
INSCRIÇÃO E CUSTOS
Inscrição
A inscrição é individual e feita em duas modalidades:
a) Frequência do ciclo completo;
b) Frequência por sessão, mediante preenchimento de um formulário online que fica disponível no website do CES e do Observatório do Trauma, num período prévio à sessão.
Custos
1. O custo do curso completo, que engloba 10 módulos, é de 800 euros, na modalidade de pronto pagamento ou de pagamento em três parcelas: 1ª (300 euros) no ato da inscrição; 2ª (250 euros) até 31 de janeiro de 2022; 3.ª (250 euros) até 31 de março de 2022, para os/as participantes associados/as individuais do Observatório do Trauma ou para os/as participantes propostos/as por instituições parceiras do Observatório do Trauma.
2. Encontra-se disponível a opção de pagamento de uma propina mensal, com um valor de 150€ ao longo dos sete meses em que decorre a formação.
3. Em caso de frequência de módulos isolados o custo será de 75 euros/sessão para associados/as do Observatório do Trauma e de 85 euros/sessão para não associados/as.
4. Para obtenção do Certificado Geral Europeu em Psicotraumatologia são necessários dois requisitos obrigatórios (processos paralelos à inscrição no curso completo), que incluem os seguintes custos:
- Ser associado/a do Observatório do Trauma, e, por inerência, da ESTSS, com quotas anuais regularizadas (valor da quota de associados/as individuais – 27 euros; associados/as parceiros – 17 euros);
- Inscrever-se no site da ESTSS e registar-se no Certificado, aplicando-se, para gestão administrativa da certificação, uma taxa única, atualmente de 40 euros, paga diretamente à ESTSS.
PROGRAMA E FORMADORES
MÓDULOS OBRIGATÓRIOS | 60H | 100 PONTOS
1º. Trauma: diferentes olhares, o mesmo conceito? | 14 pontos
- 1º dia | 30 outubro – 14h-18h (GMT+1) | ZOOM & CES Sofia
Conteúdos: A construção do conceito de Psicotraumatologia. Diferentes leituras do conceito de Trauma psicológico nas humanidades e nas ciências psicológicas. Fatores socioculturais no trauma psicológico.
Formadores/as: Evaldas Kazlauskas (Psicólogo Clínico, Presidente ESTSS); Luísa Sales (Psiquiatra, Coordenadora do Observatório do Trauma/CES); Paula Coutinho (Intensivista, Unidade de Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra - CHUC).
- 2º dia | 13 novembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Diferentes leituras do conceito de Trauma psicológico na medicina e no desenvolvimento das teorias psicoterapêuticas.
Formadores/as: António Sousa Ribeiro (Professor catedrático aposentado FLUC; Diretor CES); Jorge Câmara (Psiquiatra; Psicanalista da Sociedade Portuguesa de Psicanálise); Luísa Branco Vicente (Psiquiatra; Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicanálise).
2º. Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma | 7,5 pontos
- 3º dia | 27 novembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Neurofisiologia e neuroendocrinologia do trauma psicológico. O papel do sistema imune na associação entre saúde e doença e experiência traumática.
Formadores/as: Albino Oliveira-Maia (Psiquiatra, Investigador e Diretor da Unidade de Neuropsiquiatria do Centro Clínico Champalimaud), Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).
3º. Trauma: reações normais e patológicas & estratégias preventivas e terapêuticas | 14 pontos
- 4º dia | 11 dezembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Trauma: manifestações do normal e do patológico. Diagnósticos diferenciais. Trauma complexo.
Formadores/as: Ana Araújo (Psiquiatra, Coordenadora da Psiquiatria da Equipa Comunitária Leiria Norte; Coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017); Joana P. Becker (Psicoterapeuta; Investigadora do OT/CES; Docente na FPCE da Universidade de Coimbra); João Veloso (Psicólogo clínico; Terapeuta EMDR - Crianças e Adolescentes; Investigador-colaborador do OT/CES).
- 5º dia | 18 dezembro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Introduções a estratégias preventivas e terapêuticas no trauma psicológico. Abordagens cognitivo-comportamentais. Realidade Virtual. EMDR. Psicodrama. Terapias psicodinâmicas. Intervenções Psicofarmacológicas. Novas intervenções em PTSD.
Formadores/as: Guida da Silva Manuel (Psicóloga; Presidente Associação EMDR Portugal); Luíz Gamito (Psiquiatra, anterior Presidente da direção do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos); Luísa Sales (Psiquiatra; Coordenadora do Observatório do Trauma/CES); Maria Cristina Canavarro (Professora Catedrática FPCEUC; Responsável pela Unidade de Intervenção Psicológica da Maternidade Dr. Daniel de Matos, do CHUC-EPE); Rui Aragão Oliveira (Psicanalista; Presidente da comissão de ensino da SPP).
5º. Intervenção precoce e primeiros socorros psicológicos | 7,5 pontos
- 6º dia | 8 janeiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Intervenção precoce em situações de crise, desastre e catástrofe - estratégias preventivas e interventivas. Primeiros Socorros Psicológicos e fatores de vulnerabilidade.
Formadora: Susana Gouveia (Psicóloga especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia Comunitária).
4º. Abordagens em populações específicas | 14 pontos
- 7º dia | 22 janeiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Abordagens a populações específicas: militares; portadores de patologias graves/experiências hospitalares (ex.: COVID); minorias sexuais.
Formadores/as: Graça Santos (Médica psiquiatra); Lúcia Monteiro (Diretora da Unidade de Psiquiatria do Departamento de Cuidados de Suporte e Oncologia Psicossocial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa); Major Nuno Ribeiro (Chefe do Núcleo de Apoio e Intervenção Psicológica do Exército).
- 8º dia | 5 fevereiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Abordagens a populações específicas: adolescentes; refugiados; forças de segurança; vítimas de violência doméstica.
Formadores/as: Ângela da Costa Maia (Psicóloga, docente universitária no Departamento de Psicologia Aplicada, Escola de Psicologia da Universidade do Minho); Celina Manita (Professora Associada e Directora do GEAV - Gabinete de Estudos e Atendimento a Agressores e Vítimas FPCEUP); Rafaela Lopes (Psicóloga Clínica e da Saúde); Rosario Suarez (Coordenadora do Gabinete de Saúde Mental, Serviço Jesuíta aos Refugiados).
6º. Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco | 14 pontos
- 9º dia | 19 fevereiro – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Planos de assistência psicossocial após desastre. Papel dos vários intervenientes no pós-desastre, a curto, médio e longo prazo.
Formador: Manuel Velloso (Coordenador Chefe Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias (ANAFS)).
- 10º dia | 5 março – 14h-18h (GMT) | ZOOM
Conteúdos: Gestão de desastres e intervenção em comunidades de risco. Abordagens de gestão de incidentes críticos. Guidelines nacionais e internacionais.
Formadoras: Inês Ribeiro (Coordenadora Nacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial na Cruz Vermelha Portuguesa / Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde); Sandra de Azevedo Tavares (Psicóloga clínica); Sofia Caetano (Médica Perita Psiquiatra no GMLF Dão-Lafões e da Beira Interior Norte); Sónia Cunha (Psicóloga no CAPIC-INEM).
7º. Trauma, Perda e Luto | 7,5 pontos
- 11º dia | 7 de maio – 14h-18h (GMT+1) | ZOOM
Conteúdos: Múltiplas óticas interdisciplinares do trauma e suas consequências. Associações de apoio.
Formadores/as: Alexandra Pedruco (Psicoterapeuta; Terapeuta Familiar; (EIHSCPP) do Hospital Pediátrico de Coimbra); José Carlos Rocha (Psicólogo Clínico e Professor Universitário); Margarida Gaspar de Matos (Professora Catedrática no Instituto de Saúde Ambiental, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa)..
8º. O Trauma dos Profissionais | 14 pontos
- 12º dia | 2 abril – 14h-18h (GMT+1) | ZOOM
Conteúdos: Sessão trauma e jornalismo. Os media como primeiros interventores (first responders). O impacto das notícias dos media.
Formadoras: Ana Luísa Rodrigues (Jornalista, Mestre em Ciências Sociais); Daniela Santiago (Jornalista, Especialista em Jornalismo, Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação); Diana Andringa (Jornalista, Investigadora-Associada Observatório do Trauma/CES).
- 13º dia | 9 abril – 14h-18h (GMT+1) | ZOOM
Conteúdos: Crescimento pessoal, burnout, trauma secundário e técnicas práticas.
Formadoras: Margarida Figueiredo-Braga (Psiquiatra, Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Investigadora do I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e Investigadora-colaboradora do OT/CES); Zita de Sousa (Psicoterapeuta clínica, Professora adjunta convidada no Politécnico do Porto).
9º. Aspetos Forenses do Trauma | 7,5 pontos
- 14º dia | 23 abril – 14h-18h (GMT+1) | ZOOM
Conteúdos: Peritagem médico-legal no trauma psicológico. Direito civil e penal e a (ir)relevância do trauma. Memórias induzidas/falsas memórias.
Formadores/as: Ana Luísa Afonso (Procuradora da República); Fernando Almeida (Psiquiatra e Professor Universitário da Universidade da Maia; Hospital Lusíadas-Porto; i3S; Professor convidado da FMUP e do ICBAS); João Pedroso (Professor auxiliar da Faculdade de Economia e investigador do CES da Universidade de Coimbra); Marta Ávila (Advogada).
10º. As experiências traumáticas à luz de diferentes enfoques culturais
- 15º dia | data a anunciar
Conteúdos: A realidade da prevenção e intervenção do trauma psicológico nos diversos países de língua portuguesa. A perspetiva da Global Collaboration on Traumatic Stress.