CFP I
O Centro de Trauma, com vista a dar resposta à necessidade de promover, num contexto de diálogo interdisciplinar, o conhecimento sobre prevenção e intervenção em Trauma Psicológico nas situações de crise, desastre ou catástrofe, iniciou em Novembro de 2012, o 1º Curso de Psicotraumatologia com acesso ao Certificado Europeu de Psicotraumatologia, validado pela ESTSS.
Destinado a profissionais das diferentes áreas da Saúde e Ciências Sociais, a elementos de equipas de emergência e a outros profissionais que atuem em situações potencialmente traumáticas (militares, socorristas, membros de forças de segurança, jornalistas, etc.), o curso é constituído por módulos (workshops) periódicos, organizados em módulos obrigatórios e facultativos, com creditação cumulativa e avaliação obrigatória.
No âmbito da 1ª edição deste curso (CFP I), que terminou em 2014 e certificou cerca de 20 dos seus participantes, foram realizados 8 workshops:
- 24 de Novembro de 2012 - 1º “Trauma: Diferentes olhares, o mesmo conceito?”, workshop sobre as diferentes leituras do conceito de trauma. Com intervenção de Brigitte Lueger-Schuster, António Sousa Ribeiro, Paula Coutinho e António Coimbra de Matos.
- 19 de janeiro de 2013 - 2º “Cérebro, memória e trauma: neurobiologia do trauma”, onde foram abordados os impactos neurológicos e endocrinológicos do trauma psicológico e os mecanismos neurofisiológicos e imunológicos que interligam saúde/ doença e experiência traumática. O módulo foi orientado por Rui Mota Cardoso e por Margarida Figueiredo Braga.
- 16 de março de 2013 - 3º “Trauma: intervenção precoce na crise”. Módulo sobre intervenção precoce em situação de crise, desastre ou catástrofe, bem como as estratégias preventivas e interventivas adequadas, dirigido por José Adriano Fernandes e Márcio Pereira.
- 25 de maio de 2013 - 4º TENTS-TP (The European Network for Traumatic Stress – Training & Practice). Este workshop, baseado nas políticas de intervenção do TENTS, foi conduzido por Francisco Orengo Garcia.
- 6 de julho 2013 - 5º Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 1). Neste workshop foram apresentadas abordagens terapêuticas no trauma nomeadamente Abordagens cognitivo-comportamentais por Adriano Vaz Serra, Realidades virtuais por Luíz Gamito, EMDR por Ana Cristina Santos e Psicodrama por Luísa Sales.
- 19 de outubro de 2013 - 6º “Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas” (Parte 2). Para além de versar o tratamento farmacológico de patologias decorrentes de experiências traumáticas, foram apresentadas abordagens terapêuticas em contextos específicos, nomeadamente Objetivos e estratégias na intervenção psicoterapêutica em adultos vítimas de violência, por Ângela Maia, Tratamento psicofarmacológico em stress traumático, por Fontes Ribeiro, PTSD e Cancro, por Lúcia Monteiro, Refugiados e migrantes: trauma versus resiliência, por Maria José Rebelo e Intervenção psicológica com militares, por Andrade e Silva.
- 15 de março de 2014 - 7º “Aspetos Forenses do Trauma”. O objetivo do workshop foi o de abordar a questão da peritagem médico-legal num quadro de trauma psicológico, bem como as suas implicações na responsabilidade civil e penal. Fernando de Almeida abordou a complexidade da avaliação dos danos psíquicos consecutivos a lesões traumáticas e João Pedroso, interveio sobre O Direito civil e penal e a (ir)relevância do trauma.
- 12 de julho de 2014 - 8º “Trauma em Crianças e Adolescentes”, com uma sessão intitulada “Magic and loss”: intervenções com crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade ou após situação traumática, conduzida por Margarida Gaspar de Matos e outra intitulada Identificando sintomas de PTSD em crianças em idades pré-escolar e escolar e adolescentes: desafios e possibilidades, orientada por Isabel Alberto.