Sessão inaugural
Joana P. Becker (Psicóloga, Observatório do Trauma), Margarida Calafate Ribeiro (Coordenadora CES, Observatório do Trauma).
Diferentes leituras do conceito de trauma psicológico nas humanidades e nas ciências sociais.
Formador: António Sousa Ribeiro (Professor catedrático FLUC, CES, Observatório do Trauma).
Programa
15h00 | Sessão inaugural
16h15 | Intervalo
16h30 | António Sousa Ribeiro (Professor catedrático FLUC, CES, Observatório do Trauma)
Trauma: silêncios e discursos na experiência do século XX e XXI
Para questões relacionadas com inscrição tardia, contacte observatoriodotrauma@ces.uc.pt
Notas biográficas
António Sousa Ribeiro – asr@ces.uc.pt
Diretor do CES entre 2019 e 2023. É professor catedrático aposentado do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (Estudos Germanísticos) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi, entre 1991 e 2008, responsável pela Revista Crítica de Ciências Sociais. Ao longo da sua trajectória de docente e investigador, exerceu diversos cargos, incluindo os de presidente do Conselho Científico da Faculdade de Letras (2000-2002), de presidente do Conselho Científico do CES (2003-2007), de coordenador da direcção do CES (2014-209) e de director do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras (2009-2011). Tem publicado extensamente sobre temas de literatura de expressão alemã (com especial incidência em Karl Kraus e na modernidade vienense), literatura comparada, teoria literária, estudos culturais, estudos pós-coloniais e sociologia da cultura. Entre as suas actuais áreas de interesse, destacam-se os estudos sobre literaturas e culturas de expressão alemã, a literatura comparada, os estudos pós-coloniais, os estudos de tradução, os estudos sobre o Modernismo e estudos sobre temas de violência, cultura e identidades. Dedica-se também à tradução literária, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Nacional de Tradução 2017.
Joana Proença Becker - joanabecker@ces.uc.pt
Psicóloga e psicoterapeuta, investigadora no Observatório do Trauma do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), docente colaboradora no Mestrado em Psiquiatria Social e Cultural da Faculdade de Medicina da UC e integra a Comissão de Certificação da European Society for Traumatic Stress Studies (ESTSS).
Graduada em Psicologia, especialista em Psicoterapia Dinâmica, mestra em Psiquiatria Social e Cultural e em Psicologia Clínica, e obteve o Certificado Geral em Psicotraumatologia da ESTSS. Trabalha com trauma desde 2008, quando iniciou sua carreira com a avaliação de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual e observação de triagens de adolescentes em conflito com a lei. Atualmente, faz parte da equipa do "Centro de Recursos de Stress em Contexto Militar", do Ministério da Defesa Nacional, e, em breve, irá defender o doutoramento em Psicologia Clínica na FPCEUC, com uma investigação sobre os efeitos da Psicoterapia Dinâmica no tratamento de sintomas de stress traumático de bombeiros que estiveram envolvidos no combate aos incêndios florestais de 2017. Além disso, tem ministrado aulas sobre psicanálise e psicoterapia dinâmica, tem sido formadora em cursos e workshops sobre PTSD e situações de crises e catástrofes, palestrante em eventos na área da saúde mental, e revisora de revistas científicas nacionais e internacionais. Sua área de investigação centra-se sobretudo no tratamento do PTSD, nas reações normais e patológicas após eventos potencialmente traumáticos e nas consequências psicológicas das crises e catástrofes.
Margarida Calafate Ribeiro - margaridacr@ces.uc.pt
Investigadora-coordenadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, coordenadora da linha de investigação Europa e o Sul Global: heranças e diálogos (com Paula Meneses e Miguel Cardina) e coordenadora do Observatório do Trauma (com Luísa Sales e Inês Nascimento Rodrigues). É doutorada em Estudos Portugueses pelo King´s College, Universidade de Londres (2001), mestre pela Universidade Nova de Lisboa e licenciada pela Universidade de Aveiro. É professora e cordenadora no programa de doutoramento Pós-Colonialismos e Cidadania Global (CES/ FEUC) (com Patrícia Branco e José Manuel Mendes) da Universidade de Coimbra. Com Roberto Vecchi é responsável pela Cátedra Eduardo Lourenço, Camões / Universidade de Bolonha e é Research Fellow da Faculty of Modern and Medieval Languages, Universidade de Oxford. É membro da comissão científica do laboratório de investigação "LABEX - Les passés dans le présent", Universidade de Paris Nanterre, da Comissão Científica Editorial da Secretaria de Estado das Comunidades/ Imprensa Nacional Casa da Moeda e da Comissão para as Comemorações do Centenário de Eduardo Lourenço. Em 2015 recebeu uma bolsa do Conselho Europeu de Investigação (ERC), com o projeto de investigação «MEMOIRS - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias», que coordenou no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É atualmente coordenadora do projeto FCT, "MAPS - Pós- Memórias Europeias: Uma Cartografia Pós-Colonial". É autora, co-autora e organizadora de vários livros, capítulos de livros, artigos científicos e outros escritos.