A Cultura Corporal do Brasileiro:
as similitudes com a cultura corporal européia O presente artigo é parte constitutiva de um estudo que vimos
realizando junto ao Observatório de Políticas Sociais de
Esporte, Lazer e Educação Física do Grande ABC. Nesse
estudo, pretendemos explicitar os fundamentos sócio-históricos
que constituem a especificidade de alguns aspectos da cultura corporal
do brasileiro. Para isso vimos estudando a formação sócio-histórico-cultural
do povo brasileiro e alguns resultados já foram obtidos. Muito
embora pretendamos, em nosso estudo, dar conta das especificidades da
cultura corporal do povo brasileiro, nossos primeiros resultados têm
nos apontado as similitudes de nosso povo com a cultura corporal européia,
principalmente no que tange a formação histórica
dessa cultura.
A capoeira se combina - seja na forma de jogo, luta, dança ou mesmo esporte-espetáculo - com um conjunto de outros elementos da cultura corporal dos afro-brasileiros. A presente comunicação apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que tem procurado identificar, analisar e interpretar as relações entre o jogo de capoeira em suas múltiplas expressões e os esquemas da indústria cultural, marca distintiva dos tempos contemporâneos, processo de submissão à forma mercadoria e de construção de subjetividades. No centro do debate colocam-se os destinos de um elemento tradicionalmente associado à cultura popular em suas condições nas esferas da expressão cultural, mas também do entretenimento e do consumo, mostrando-se, desta forma, simultaneamente como manifestação de significativa riqueza cultural, mas também como em sua dimensão pedagógica das/para as diferentes classes e grupos sociais. A pesquisa tem procurado traçar o percurso que envolve as seguintes questões: a capoeira na sociedade brasileira contemporânea e seus deslocamentos espaço-temporais; a relação entre crítica cultural e indústria cultural; o corpo e suas expressões no jogo de capoeira sob os possíveis ardis da indústria cultural; entretenimento, "tempo livre" e sociedade de consumo; educação e adestramento no jogo de capoeira. Faz-se importante localizarmos o contexto social, histórico, político e cultural - que localizamos a partir da historiografia que trata do período que se estende de 1808 a 1950 - do jogo da capoeira para podermos entender os seus desdobramentos na sociedade contemporânea. Neste sentido, temos observado que a historiografia desmistifica diversas "verdades" que constituíram este universo até os dias de hoje, sem desconsiderar, no entanto, as diferentes vozes que esta manifestação traz consigo e que concorrem com as narrativas acadêmicas. É sobre esta base que se constrói a sustentação teórico-metodológica do trabalho, que tem como interlocutores centrais os filósofos associados à Teoria Crítica da Sociedade da Escola de Frankfurt, especialmente Theodor W. Adorno. É por meio de sua obra que procuramos fazer a crítica ao conceito de crítica cultural e aos destinos do "tempo livre", pensando-os como símbolos da indústria cultural: o conceito de crítica deve sofrer a auto-crítica do pensamento esclarecido, enquanto o "tempo livre" não pode ser entendido fora das relações de trabalho que o determinam. Coloca-se um desafio suplementar que é o de pensar não apenas a banalização da cultura erudita e seu rebaixamento à cultura de massas, mas, em direção algo oposta, analisar um elemento da cultura popular, sua apreensão pelos mecanismos da indústria cultural e sua (re)produção sob estes novos auspícios. O material empírico tem sido privilegiado da seguinte forma: documentos de diferentes grupos de capoeira e das publicações magazines sobre o tema; observação participante nos diferentes grupos, procurando trazer outros elementos diante da participação de suas atividades. As análises preliminares indicam as tensões da multivocalidade dessa manifestação cultural, localizada entre os ardis reificantes da indústria cultural na sociedade administrada e seu potencial pedagógico como possível expressão do inconformismo cultural. Elas também indicam que a prática da capoeira, no contexto do "tempo livre" solapa a construção/produção de conhecimento presente no universo desta manifestação cultural que se legitima como afro-brasileira.
Academia de ginástica: contemporaneidade, expressões corporais e sentido Este trabalho investiga o significado da atividade física regular
em uma academia de ginástica da cidade de Taubaté/SP/Brasil.
Como nas últimas décadas a preocupação com
a saúde e com a estética corporal levou a um aumento do
número de espaços e locais especializados nesta questão,
a academia torna-se também um micro-espaço relevante para
o entendimento das novas relações e interações
sociais de um contexto global. A questão que se coloca é
como estas influências chegam nas relações diárias,
mais especificamente em se tratando de pessoas que tem acesso e podem
usufruir dos bens de consumo. Neste sentido, por quais caminhos estas
transformações que estão vinculadas ao eixo político-econômico
re-significa as expressões corporais em atividades decorrentes
das novas linguagens sociais? Da perspectiva da questão formulada,
o objetivo foi o de entender como a prática regular de uma atividade
física num local determinado delineia o modo de vida dos envolvidos,
como é o cotidiano deste ambiente e em quais elementos sócio-culturais
se disponibilizam a valorização corporal nos moldes apresentados
neste espaço. Na condição de pesquisa qualitativa,
esta foi circunscrita na observação da rotina e na interpretação
de entrevistas realizadas com os freqüentadores daquele espaço,
no período de outubro/03 a fevereiro/04. A escolha da cidade ocorreu
por ser um município de médio porte e apresentar movimentos
políticos, econômicos e culturais que se assemelham àqueles
que ocorrem nos grandes centros urbanos. A sistematização
inicial dos dados colhidos indica que talvez a idéia da satisfação
do corpo idealizado pelos canais midiáticos que se revelam neste
local está mais próximo de ser um instrumental que continue
a racionalização e a disciplina dos corpos individualizados
do que um estado de bem estar do sujeito. Em outros termos, refiro-me
aos seguintes indicativos: a) a disciplina do corpo funcional, dócil
e útil e a repressão no molde do processo civilizatório
sugerido por Michael Foucault (1997) e Norbert Elias (1992) não
respondem mais às exigências do atual tempo econômico,
político e sócio-cultural; b) na transição
do modelo disciplinador ao "liberalizante" da concepção
construída na imagem estética, de juventude e de saúde,
os comportamentos apresentados na academia de ginástica, conseqüentemente,
as expressões corporais ali presentes não se traduzem numa
verdadeira libertação do corpo relativo aos constrangimentos
adotados na modernidade, pelo contrário, há indicativos
de que a disciplina ganha outras roupagens e se desloca do campo objetivo
ao campo subjetivo, representa mais uma forma sutil utilizada pela sociedade
para continuar a exercer a dominação, mesmo com características
diferenciadas; c) pela pesquisa realizada foi possível notar quais
os elementos do imaginário dos freqüentadores da academia
de ginástica estudada que perpassam as tecnologias de informação
e comunicação e que constitui a subjetividade desse grupo;
d) no espaço da academia o corpo apresenta-se como um elemento
a ser remodelado requerendo esforço e dedicação máxima;
e) na condição de espaço de convivência social
mostra-se numa relação contratual representada, segundo
Marc Augé (1994: p. 93-94), por símbolos da supermodernidade
como um não-lugar ou um espaço de solidão. Enfim,
a academia de ginástica estudada caracteriza-se em um ambiente
contraditório do ponto de vista da vida saudável propagada
àqueles que podem pagar, pois por um lado estimula a saúde
e a qualidade de vida, mas por outro lado esse alcance está associado
por um ideal corporal desproporcional ao próprio corpo e ao cotidiano
dos inscritos. A relação corpo-natureza na modernidade O trabalho apresenta uma reflexão teórica sobre o significado
da relação corpo-natureza tomando como contexto a modernidade.
O debate teórico proposto subsidia-se na teoria social, seguindo
como referencial o pensamento weberiano no que concerne a sua visão
sobre a modernidade. Ampara-se em Habermas para mostrar que na modernidade
o quadro configurado se constrói por meio de rupturas que se processam
como conseqüências patológicas do mundo natural, momento
em que se permite discutir a relação homem (corpo) e meio
ambiente (natureza). A recuperação da contribuição
de Habermas (1987) ocorreu por meio do texto clássico Teoria da
Ação Comunicativa e da leitura de Goldblatt (1996) no seu
livro Teoria Social e Ambiente. Além desses autores, outros são
utilizados dentro dessa linha de pensamento, entretanto, pretendendo-se
fugir da visão instrumentalista, buscou-se em Mauss (1974 e 2003),
por meio da teoria do fato social total e da noção de técnicas
corporais, um esforço teórico para uma possível justificativa
da perspectiva da interdisciplinaridade entre o campo disciplinar das
Ciências Sociais e a Educação Física e, por
conseguinte do desporto.
Desporto, corpo e estética - sinais de expressão
da cultura contemporânea ocidental É muito pela forma, pela aparência, que percepcionamos
as coisas, que elas se nos dão, nos impressionam. Muitas vezes
não estamos receptivos, disponíveis, para sentirmos as formas
e ficamo-nos pela impressão sensorial que assalta os sentidos,
nomeadamente a visão e a audição. Na sociedade ocidental
contemporânea o sentido da visão é privilegiado relativamente
a todos os outros. A imagem, projectada pelo corpo de cada um, funciona
como o cartão de visita através do qual nos apresentamos
aos outros. Mas, qualquer forma é sempre mais do que o efeito que
consegue produzir sobre os nossos órgãos dos sentidos; o
Homem não é fragmentário e a percepção
duma forma inscreve-se também no plano da sensibilidade. Sensorialidade
e sensibilidade confluem para uma dimensão que se vem convertendo
num traço fundamental da cultura ocidental: a dimensão estética. Naturismo e identidade A presente proposta tem como interncao a analise do naturismo/nudismo como uma pratica relacionada a busca de identidade social na sociedade contemporanea. A relevancia do tema e a perspectiva adotada sao fruto de particular experiencia em pesquisas sociologicas anteriores, as quais conduziram a reflexao sobre que significados e explicacoes podem ser deduzidos de uma investigacao sobre a crenca , promovida por associacoes naturistas , baseada na ideia de que a nudez humana em espacos publicos e regulamentados levaria a uma maior ou total preponderancia da natureza humana em sua essencia, atingindo-se alegados beneficios morais de liberdade. Quatro anos de trabalho em pesquisa sobre comportamneto sexual, consumo de drogas e Aids , realizada pela Universidade de Miami, EUA, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil, serviram como ponto de partida para uma dissertacao de Mestrado sobre as consequencias do risco de morte que uma doenca como Aids implica, considerando os aspectos simbolicos de uma sociedade que priomove a afirmacao do induividuo e na qual seus membros portanto se identificam como tal. A caracteristica individualista dos tempos atuais foi tomada como uma importante indicacao a respeito da resistencia a adocao de praticas sexuais e de uso de drogas seguras (i.e. camisinha, seringas descartaveis, etc). Consideravel bibliografia discute negacao inconsciente da morte conectada a valorizacao de cada atomo da humanidade como singularidade. A perda da individualidade trazida por pensamentos sobre a morte torna-se fonte de medo crescente para uma vida organizada em termos de individuos livres, que nao possuem mais antigas tradicoes para bloquear seu livre arbitrio, mas por outro lado precisam construir novas identidades por si proprios, ao inves de recebe-las das mesmas tradicoes pre-modernas pelas quais posicoes sociais e valores eram organizados anteriormente . Tomando a televisao como objeto relevante no sentido da compreensao do significado simbolico da morte, a promocao da juventude e liberdade, valiosos para propaganda e sustentacao do consumismo nas condicoes pos-modernas/industriais, foram essenciais para entender-se como o corpo humano serve como um simbolo concreto do conflito entre individualidade e morte. O corpo pode ser apreendido analiticamente como uma arena onde a eternidade trava sua batalha e atraves do qual pode-se tentar vende-la. A objetivo visado do trabalho a que este resumo se refere, portanto, repousa sobre indicacao das possiveis identidades (de classe, genero, nacionalidade) que operam em grupos organizados de naturistas/nudistas, criadores de associacoes promovedoras da ideia de liberdade e progresso humanos atraves do estabelecimento de espacos onde estaria-se contato maior com a natureza humana. A crenca de que alguem, despido de roupas perante outros em um ambiente sob regulacao social, esta' exercendo sua liberdade contra iimposicoes sociais supostamente repressivas , como as que estabelecem a exposicao do corpo huimano em sua nudez como pecado ou crime, pode ser interpretado como um fenomeno derivado de uma determinada condicao da sociedade contemporanea que venera nao somente o corpo, na sua vitalidade e perfeicao, mas o poder de sua imagem. O trabalho a ser apresentado no congresso a que esta proposta se endereca,
entao, consite na analise do naturismo, ideias e pratica, tomando como
base teorica a consideracao do individualismo e da significacao simbolica
do corpo nos tempos atuais, bem como o questionamento das correlacoes
posiveis de serem estabelecidas entre o fenomeno titulo e o crescimento
e atuacao do lazer como base identitaria na vida social atual. Parte-se
da suposicao que a busca de identidades, nao mais proporcionadas somente
pelo trabalho e sim crescentemente pelo lazer nas pos-modernidade, tambem
guiam os caminhos e intencoes do naturismo. Moda e Globalización Neste artigo, pretendemos analisar as principais mudanças sociais operadas sobre a imagem social do corpo na cultura contemporânea. Trata-se, igualmente, da controvérsia social sobre o futuro dos corpos, explorando o papel da ciência da tecnologia nas novas concepções acerca do corpo, da vida e da morte. O interesse deste trabalho radica em reconhecer o carácter profundo das interligações que existem entre a vida social e o corpo e "a socialização da natureza" .Expressão que refere o facto de que certos fenómenos que dantes eram naturais ou que vinham dados pela natureza agora têm um carácter social, isto é, dependem das nossas próprias decisões. A reprodução humana é um exemplo disso. As transfusões de sangue, os transplantes de órgãos, as procriações artificiais, as fecundações in vitro, os experimentos em seres humanos, as manipulações genéticas. |
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