Adriana Bebiano

Nota biográfica

Adriana Bebiano Professora Associada com Agregação no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais, onde integra a linha temática "A Europa e o Sul global: Patrimónios e Diálogos". É doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra, com a dissertação "Biografias romanceadas: a História contada como delírio" (2003). Foi também na U.C. que obteve os graus de Licenciatura e de Mestrado. Foi Presidente do Conselho Científico do CES entre 7 de fevereiro de 2019 e 10 e fevereiro de 2022, membro do Conselho Directivo da Faculdade de Letras (1994-1996) e da Direcção do CES (2000-2002) e membro eleito do Conselho Científico da FLUC entre 2007 e 2023. Entre as suas actuais áreas de interesse destacam-se os Estudos Feministas, Estudos Irlandeses e Literatura Comparada. Presentemente lecciona nas Licenciaturas em Línguas Modernas, no Mestrado em Estudos de Cultura, Literatura e Línguas Modernas, no Doutoramento em Línguas Modernas: Culturas, Literaturas, Tradução. Lecciona ainda no doutoramento em Estudos Feministas (FLUC / CES), programa do qual é diretora.

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Bebiano, Adriana (2023), "Estudos Feministas e Estudos de Género. interdisciplinaridade e reconhecimento", Revista de História das Ideias, 41, 231-251

Capítulo em Livro