Colecção A Sociedade Portuguesa Perante os Desafios da Globalização
 
 


Projecto e circunstância: culturas urbanas em Portugal

Carlos Fortuna e Augusto Santos Silva (orgs.)

Este volume trata de um conjunto de transformações e dinâmicas culturais urbanas em cinco cidades portuguesas (Aveiro, Braga, Coimbra, Guimarães e Porto). À luz dos efeitos decorrentes da globalização, analisam-se alguns processos de produção e alteração das representações identitárias e dos imaginários urbanos. A partir de informação inédita, dá-se conta dos modos como se estruturam diferentes (sub)campos culturais locais e se constituem as ofertas e as procuras de cultura. A análise de algumas actividades culturais de fronteira (cinema de animação, banda desenhada, fotografia e jazz) suscita uma discussão em torno da intercomunicação cultural em contexto urbano. O volume equaciona ainda o significado de duas instituições típicas da modernidade - as exposições internacionais e os museus -, oferecendo uma reinterpretação das relações entre o nacional e o internacional, o erudito e o popular, o passado e o presente.

Colaboram neste volume: Augusto Santos Silva, Carlos Fortuna, Claudino Ferreira, Felícia Luvumba, Graça Bandeira, Helena Santos, Margarida Lima de Faria, Paula Abreu, Paula Brito e Paulo Peixoto.

Prefácio

Nota sobre os autores

Prefácio

CAPÍTULO 1
Carlos Fortuna; Paulo Peixoto: A recriação e reprodução de representações no processo de transformação das paisagens urbanas de algumas cidades portuguesas

Introdução
1. Imagens que a história fixou
2. As transformações recentes nas paisagens urbanas
Conclusão
Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 2
Augusto Santos Silva: A dinâmica cultural das cidades médias: Uma sondagem do lado da oferta

Introdução
1. Pólos locais da grande produção
2. Instituições e equipamentos públicos
3. A acção cultural do meio académico globalização
4. Autarquias e associações
5. Acontecimentos
6. Redes culturais urbanas?
Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 3
Augusto Santos Silva; Paula Brito; Helena Santos; Paula Abreu: As práticas e os gostos: Uma sondagem do lado das procuras de cultura e lazer

Introdução
1. Uma regra geral: capital cultural e consumo cultural
2. Modulações da regra: géneros e condições
3. Visão de conjunto: análise das correspondências, para caracterização da amostra
4. Visão de conjunto: análise das correspondências, para articular condições, práticas e gostos
Conclusão
Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 4
Augusto Santos Silva; Felícia Luvumba; Graça Bandeira: A arte de ser culto: A formação e a práticas dos consumidores regulares

Introdução
1. Perfil do consumidor cultural regular
2. Formar o gosto, na família e na escola
3. Sobretudo, leitores
4. A relação face à "nova cultura"
5. Ser clássico, moderno ou ecléctico
Conclusão
Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 5
Helena Santos; Paula Abreu: Hierarquias, fronteiras e espaços: O(s) lugar(es) das produções intermédias

Introdução
1. Ponto de partida: novos contextos e novas problemáticas da produção cultural
2. Potenciação de ambivalências: convergência, transversalidade e eclectismo nas produções culturais intermédias
3. Espacialidades: redes alternativas?
Conclusão
Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 6
Claudino Ferreira: Processos culturais e políticos de formatação de um mega-evento: Do movimento das exposições internacionais à Expo' 98 de Lisboa

Introdução
1. Origens e desenvolvimento do movimento das Exposições Internacionais
2. O formato institucional: a regulação e a normalização das Expos no contexto da concertação internacional
3. A matriz doutrinária: a filosofia política e o ideário do movimento das Expos
4. A definição do valor estratégico: as Expos como instrumentos de programas locais de acção
5. As lógicas da programação cultural: um modelo culturalmente híbrido
Conclusão
Referências Bibliográficas

CAPÍTULO 7
Margarida Lima de Faria: Etapas e limites da globalização da cultura institucional: Os museus

Introdução
1. Museus e globalização
2. Museus, instituição da modernidade
3. Museus e cultura urbana
4. O fenómeno museológico português: articulações regionais, nacionais e globais
5. O estado das artes: reflexões sobre uma "actualidade" que remonta à segunda metade do séc. XX
Conclusão
Referências Bibliográficas