VI Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais
2010-2011

19 Janeiro 2011, 17:00, Sala de Seminários do CES
 
Guya Accornero (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e Institut d'études politiques et internationales - Universidade de Lausanne

A repressão contra os estudantes no Estado Novo (1962-1974)


Resumo:
No estudo dos movimentos sociais, um papel importante tem adquirido a análise da forma como os Estados interagem com eles. A análise da gestão da ordem pública e do protest policing passou assim a ocupar um lugar fundamental para a compreensão das formas de acção política “não-convencionais”, sobretudo graças a autores como Donatella della Porta e Olivier Fillieule. Em particular, evidenciou-se que inovações no contexto dos movimentos sociais levam a mudanças também nas estratégias para o controlo deles. Isso aconteceu claramente em Portugal após a grande crise académica de 1962, a qual determinou uma viragem no controlo policial dos espaços estudantis, sobretudo universitários. Com estas premissas, a comunicação pretende analisar o embate que a intensificação da contestação estudantil no Portugal salazarista, sobretudo a partir de 1962, teve na gestão do controlo da ordem pública e no protest policing até 1974. A base empírica para esta análise será essencialmente a documentação do arquivo da Pide/Dgs e do Ministério do Interior, assim como fontes de imprensa (Diário de Notícias, Diário de Lisboa, etc.).


Nota biográfica
: Guya Accornero doutorou-se em Ciências Sociais (especialização Sociologia Histórica) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) com uma tese sobre: “Efervescência Estudantil”. Estudantes, acção contenciosa e processo político nos finais do Estado Novo. Actualmente é investigadora de pós-doutoramento em ciência política no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE, Lisboa) e no Institut d'études politiques et internationales da Universidade de Lausanne (IEPI). Entre as suas publicações, conta-se o special issue A transição democrática portuguesa (número especial da revista Storia e Problemi Contemporanei, em colaboração com Alfonso Botti), os artigos “La rivoluzione prima della rivoluzione” e “La politica di neutralità e la questione dei rifugiati in Portogallo durante la seconda guerra mondiale” (em Storia e Problemi Contemporanei) e o special issue no prelo Acção Contenciosa e Processo Político no Portugal Contemporâneo (número especial da Análise Social).