V Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais
2009-2010

10 Fevereiro 2010, 17:00, Sala de Seminários do CES
 
Daniel Pinéu (Universidade de Aberystwyth - UK e Universidade de Hildesheim - DE)

A pedagogia da segurança - um olhar crítico sobre o nation-building


Resumo: Tendo em conta a reconfiguração da segurança internacional ocorrida após o final da Guerra Fria, este paper pretende analisar de forma critica os processos de nation-building/ state-building levados a cabo por estados Ocidentais liberais, em particular os EUA. Para tal, o paper emprega um quadro teórico Foucauldiano que pretende sublinhar as ligações de poder inerentes em politicas de desenvolvimento, e assistência técnica, em particular politicas de reforma do sector de segurança. Tomando como exemplo principal a reforma da policia no Afeganistão, o presente paper pretende demonstrar como a governança da segurança (security governance) e muito mais do que apenas o estabelecimento institucional de mecanismos formais de segurança, ao invés pretendendo promover um determinado tipo de ordem politica, um determinado tipo de subjectividade liberal e moderna, através de variados mecanismos. Estes mecanismos, que serão analisados em detalhe na forma como são aplicados pelos EUA no Afeganistão, oscilam entre uma pedagogia da segurança, formatada num regimes assistencial de mentoring, e um conjunto de acções disciplinares mais ou menos violentas para aqueles sujeitos que não se afiguram passíveis de "desenvolvimento". Em ultima analise, este paper pretende sublinhar o carácter inextrincavelmente politico dos processos contemporâneos de assistência e governança em contextos de post-conflict state-building.

Nota biográfica: Daniel Pinéu licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, e completou o seu mestrado em Política Internacional na Universidade de Aberystwyth (Reino Unido), com uma tese sobre a ideia imperial e o movimento neo-conservador na política externa Americana. Presentemente, completa o seu doutoramento em Estudos Críticos de Segurança, também em Aberystwyth, subordinado ao tema da reforma das polícias como instrumento da política externa dos EUA. Em 2006 foi visiting doctoral fellow no Center for Global Studies da George Mason University, em Washington D.C., onde conduziu parte da sua pesquisa de campo, tendo subsequentemente conduzido mais investigação no Paquistão (2007) e Afeganistão (2007, 2008). De momento é docente no Instituto de Estudos Sociais da Universidade de Hildesheim, Alemanha, onde lecciona sobre os tópicos do terrorismo internacional, estudos de segurança, e política externa.