V Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais
2009-2010
10 Fevereiro 2010, 17:00, Sala de Seminários do CES
Daniel Pinéu (Universidade de Aberystwyth - UK e Universidade de Hildesheim - DE)
A pedagogia da segurança - um olhar crítico sobre o nation-building
Resumo: Tendo
em conta a reconfiguração da segurança internacional ocorrida após o
final da Guerra Fria, este paper pretende analisar de forma critica os
processos de nation-building/ state-building levados a cabo por estados
Ocidentais liberais, em particular os EUA. Para tal, o paper emprega um
quadro teórico Foucauldiano que pretende sublinhar as ligações de poder
inerentes em politicas de desenvolvimento, e assistência técnica, em
particular politicas de reforma do sector de segurança. Tomando como
exemplo principal a reforma da policia no Afeganistão, o presente paper
pretende demonstrar como a governança da segurança (security
governance) e muito mais do que apenas o estabelecimento institucional
de mecanismos formais de segurança, ao invés pretendendo promover um
determinado tipo de ordem politica, um determinado tipo de
subjectividade liberal e moderna, através de variados mecanismos. Estes
mecanismos, que serão analisados em detalhe na forma como são aplicados
pelos EUA no Afeganistão, oscilam entre uma pedagogia da segurança,
formatada num regimes assistencial de mentoring, e um conjunto de
acções disciplinares mais ou menos violentas para aqueles sujeitos que
não se afiguram passíveis de "desenvolvimento". Em ultima analise, este
paper pretende sublinhar o carácter inextrincavelmente politico dos
processos contemporâneos de assistência e governança em contextos de
post-conflict state-building.
Nota biográfica:
Daniel Pinéu licenciou-se em Ciência Política e Relações Internacionais
pela Universidade Nova de Lisboa, e completou o seu mestrado em
Política Internacional na Universidade de Aberystwyth (Reino Unido),
com uma tese sobre a ideia imperial e o movimento neo-conservador na
política externa Americana. Presentemente, completa o seu doutoramento
em Estudos Críticos de Segurança, também em Aberystwyth, subordinado ao
tema da reforma das polícias como instrumento da política externa dos
EUA. Em 2006 foi visiting doctoral fellow no Center for Global Studies
da George Mason University, em Washington D.C., onde conduziu parte da
sua pesquisa de campo, tendo subsequentemente conduzido mais
investigação no Paquistão (2007) e Afeganistão (2007, 2008). De momento
é docente no Instituto de Estudos Sociais da Universidade de
Hildesheim, Alemanha, onde lecciona sobre os tópicos do terrorismo
internacional, estudos de segurança, e política externa.
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