V Ciclo Anual Jovens Cientistas Sociais
2009-2010
18 Novembro 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES
Ana Cristina Santos (Birkbeck Institute for Social Research, Universidade de Londres; CES)
Activismo e cidadania sexual: impactos políticos, jurídicos e sociais do activismo LGBT português
Resumo: Tendo por base o estudo do movimento lésbico, gay, bissexual e transgénero (LGBT) português, neste seminário examina-se o papel do activismo enquanto promotor da mudança política, jurídica e social num um país da Europa do Sul, marcado por um passado político conservador e pela hegemonia católica.
Apoiado num extenso trabalho empírico e analítico, no âmbito do meu doutoramento em Estudos de Género, proponho a utilização de um modelo teórico tripartido explicativo das transformações ocorridas no campo da cidadania sexual em Portugal. De acordo com este modelo, a lei deverá ser encarada como área de tomada de decisão, a política partidária enquanto arena de negociação e os media como centro de representação social. Não sendo mutuamente exclusivas, a identificação e análise destas três áreas vem demonstrar a importância da utilização de uma abordagem relacional, que tem em conta redes de actores sociais em interacção, para uma melhor compreensão do activismo enquanto motor de transformação social.
Partindo de formas específicas de fazer activismo, argumento que o caso português constitui um importante contributo em relação a processos de tomada de decisão, desenho estratégico e avaliação de resultados no campo dos movimentos sociais. Mais especificamente, sugiro o conceito de ‘activismo sincrético’, com múltiplas estratégias combinadas e uma agenda proactiva multifacetada, como uma terceira via para compreender o debate teórico-empírico entre assimilacionismo e radicalismo de que se vem ocupando parte da literatura sobre movimentos sociais. Como veremos, o carácter sincrético do activismo LGBT português, ao reger-se por objectivos, mais do que por ideologias, é em larga medida responsável pela transformação política, jurídica e social que se tem operado ao longo da última década.
Nota biográfica:
Ana Cristina Santos. Socióloga. Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds (2008) e Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2004). Investigadora no Birkbeck Institute for Social Research, Universidade de Londres, e no CES. Publicações recentes incluem Bound and Unbound: Interdisciplinary Approaches to Genders and Sexualities (Cambridge Scholars Publishing, 2008, Co-org), Estudos Queer: Identidades, Contextos e Acção Colectiva (Revista Crítica de Ciências Sociais, 76, 2006, Org.) e A Lei do Desejo: Direitos Humanos e Minorias Sexuais em Portugal (Afrontamento, 2005).
|