Estágios Ciência Viva 2014

14 a 18 de Julho 2014

CES

Nº Alunos por estágio: 6

Anos: 10º/11º/12º

Áreas Científicas: Todas

INTIMATE – Investigar sexualidade, combater a desigualdade

Financiado pelo European Research Council, o projeto INTIMATE reúne uma equipa internacional dedicada à investigação sobre sexualidade e discriminação com base na orientação sexual e identidade de género em países da Europa do Sul (Itália, Espanha e Portugal).

O Estágio de Verão INTIMATE, inserido no programa Ciência Viva, oferece um pacote de atividades visando o conhecimento-ação, incluindo enquadramento do tema, leituras temáticas e discussão de grupo, visualização de vídeos, recolha de dados através de entrevista, análise qualitativa de conteúdos, dramatização (role-play) e uma atividade de ação direta. No final do estágio, todas as pessoas participantes farão uma apresentação pública acerca da sua experiência no estágio INTIMATE, partilhando conhecimentos adquiridos e identificando desafios, obstáculos e oportunidades para o envolvimento da academia no combate à desigualdade.

Este estágio será desenvolvido no âmbito do projeto INTIMATE – Cidadania, Cuidado e Escolha: a micropolítica da Intimidade na Europa do Sul.

Equipa

Ana Cristina Santos

Ana Lúcia Santos

Beatrice Gusmano

Hélia Santos

Luciana Moreira

Pablo Perez Navarro

Tatiana Motterle

Ser Digital: A investigação em/na rede

Este estágio desenvolve-se em articulação com o projecto exploratório "A Importância de Ser Digital: Explorar as práticas académicas digitais e os métodos digitais" e pretende levar os jovens a descobrir diferentes formas em como a rede contribui para a investigação, quer através de práticas digitais utilizadas na actividade de investigação, de produção de conhecimento, como bancos de dados em rede, quer através de práticas digitais que apoiam a disseminação do conhecimento, como blogues ou as redes sociais. Os jovens que participam neste estágio irão analisar práticas de investigação em duas áreas de investigação, nas ciências sociais e nas ciências naturais ou da engenharia, procurando identificar quer as diferentes tecnologias digitais relevantes, quer a sua presença nas redes sociais. Finalmente irão comparar os dados analisando eventuais diferenças relevantes entre ambos os casos, e apresentar os resultados.

Equipa

Chiara Carrozza

Tiago Santos Pereira

Andrea Gaspar

Maria Manuel Borges

Inscrições abertas em:

http://www.cienciaviva.pt/estagios/jovens/ocjf2014/inscricao.asp?accao=showentidadedetail&id_entidade=88