III Ciclo Anual
2007-2008

Coordenação Científica | Marta Araújo, José Manuel Mendes e Marisa Matias

Entrada livre - Inscrição

20 Fevereiro І Paulo Renato Cardoso - Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Título І A natureza indesconstrutível do Eu-Processo: algumas notas sobre a renovação do Cogito

Resumo І A unidade sincrónica e a identidade diacrónica da consciência impõem-se como questões fundamentais no centro das ciências cognitivas, da filosofia do espírito, da ética e da epistemologia lato sensu. Saber se tal unidade e tal identidade são qualidades absolutamente reais, apenas funções fortemente plausíveis ou epifenómenos meramente ilusórios, permanece profundamente controverso e tem consequências imediatas no modo como se compreende a cognição e a personalidade. A possibilidade de um sistema objectivo de conhecimento, assim como de um sistema responsável de acções, depende de um certo tipo de auto-consciência unificada. Ora, este campo representacional unificado ou este fluxo de operações subjectivas requer uma actividade, um processo, através do qual o Eu é produzido. Por conseguinte, uma mente radicalmente múltipla ou dissociada é uma mente sem Eu, e esta carência de Eu desestrutura (ou mesmo aniquila) não só processos cognitivos, mas também emocionais e sociais. Porém, a unidade mental é possivelmente apenas o incessante trabalho de auto-unificação e de auto-integração, cujo estatuto subjectivo se afigura assaz ambíguo, pois pode ser descrito quer como um simples objecto de crença, um sentimento intelectual ou um dinamismo inconsciente. Mediante a releitura da noção de apercepção transcendental em Kant e Fichte, tal como da concepção de experiência interna e de auto-consciência em Wittgenstein e W. James, pretende-se interrogar o significado de se ser um Eu e a sua pertinência para o vasto debate contemporâneo.

Notas biográficas І Paulo R. C. Jesus (1974), licenciado em Psicologia pela FPCE da Universidade de Coimbra (2000), doutorado em Filosofia e Ciências Sociais pela EHESS de Paris com uma tese (dirigida pelo Prof. F. Gil) sobre a unidade e a identidade da auto-consciência em Kant (2006), docente de Psicologia na Universidade Lusófona do Porto (2006-07), membro de um seminário sobre Kant e Freud no CIPh de Paris (desde 2006), investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (desde 2006), visiting scholar em Columbia University e NYU (2007-08).

Comentadores І Maria Irene Ramalho e António Carvalho