3º Curso do Programa de Formação Avançada - Justiça XXI
Imigração, Integração e Direitos Humanos

30 e 31 de Maio, 6 e 7 de Junho de 2008, Centro de Estudos Sociais, Colégio S. Jerónimo

Inscrição até 15 de Maio de 2008

Informações sobre o programa geral

Coordenadores do Curso
Dr. Paulo Guerra (ASJP)
Dra. Madalena Duarte (CES/OJP)

Apresentação

O Programa de Formação Avançada proposto pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Observatório Permanente da Justiça, para modernização, eficiência e eficácia do desempenho do sistema judicial, continua com a realização do 3º Curso, intitulado "Imigração, Integração e Direitos Humanos".
Ligar imigração, integração e direitos humanos faz todo o sentido, sendo como é Portugal um país de acolhimento para milhares de imigrantes que, vindos dos mais variados Estados, tentam viver e sobreviver entre nós.
Também este fenómeno tem incidências criminais e tutelares protectivas que urge considerar. De facto, o acolhimento e a estadia destes imigrantes em Portugal – uns de forma lícita, muitos de forma ilícita – em nada fere a diversidade em que também se baseia a paleta de valores do nosso Estado de Direito.
O/a estrangeiro/a não é o único a possuir deveres, o Estado também tem os seus para com ele/a. O acesso à habitação, à educação, à formação e ao trabalho deve ser facilitado para permitir àquele que desejar integrar-se poder fazê-lo. Neste cenário, as questões relacionadas com o multiculturalismo, a diversidade cultural e os direitos humanos merecem particular atenção.
Com a entrada em vigor de uma nova Lei da Imigração, há que fazer ajustamentos às práticas jurisprudenciais, sendo, assim, este curso um palco privilegiado para a reflexão e discussão sobre estas matérias.

Destinatários

Aberto a magistrados judiciais e do Ministério Público, a advogados, a órgãos de polícia criminal, a universitários, a técnicos de instituições estatais, a técnicos de associações ou de ONGs e a meios de comunicação social

Datas:

30 e 31 de Maio, 6 e 7 de Junho de 2008

E-mail: justicaxxi@ces.uc.pt
Telefone: 239 855 570/72/74

Local de realização do curso
Centro de Estudos Sociais
Colégio de S. Jerónimo
Apartado 3087
3001-401 Coimbra, Portugal
Fax +351 239 855 589
E-mail: ces@ces.uc.pt

Data limite de inscrição:

15 de Maio de 2008

Modalidade de Inscrição:

Normal (150 Euros)

Associado da ASJP* (105 euros) - Seleccionar na ficha de inscrição a modalidade "outro".

* Os associados da ASJP beneficiam de um desconto de 30%.

Inscrição online

Regras de participação:

No dia 20 de Maio será enviado a todos os formandos inscritos o plano das sessões, bem como a bibliografia e documentação de apoio. Até ao dia 25 de Maio os formandos inscritos poderão suscitar outras questões que considerem relevantes e que gostariam de ver discutidas neste curso de formação. As questões deverão ser enviadas para justicaxxi@ces.uc.pt ou através do Fórum de discussão on-line para o seu moderador. Será atribuída aos formandos inscritos uma palavra-passe que permite o acesso ao Fórum de discussão on-line.

30 de Maio, 14.30h - 18h
O fenómeno imigratório em Portugal – o ponto da situação
Formadores:
Dra. Carla Martingo, Alto-Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural. I.P.
Dr. Pedro Góis – Sociólogo/ CES

31 de Maio, 9.30h - 13h
Temas:
Imigração e integração – o abrigo da lei
Formadores:
Dr. Gabriel Catarino, Juiz Desembargador (Tribunal da Relação de Coimbra)
Dr. Joaquim Pedro Oliveira – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)

31 de Maio, 14.30h -18h
Tema:
As mulheres e as crianças imigrantes – um desafio aos direitos humanos
Dr. Paulo Guerra, Juiz de direito do Tribunal de Família e Menores de Coimbra
Dra. Madalena Duarte – CES /OPJ