Seminário de Pós-graduação
O Ambiente na Sociedade de Risco Global e a Emergência de Uma Nova Ordem Internacional Ambiental
Sidney Guerra

15 de Fevereiro de 2008, 17:30, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

Resumo:

Uma das questões mais alarmantes da atualidade corresponde a crise ecológica em nosso planeta. A sociedade global continua a explorar de forma predatória os recursos naturais visando somente o crescimento econômico. A suportabilidade natural da Terra está sendo ultrapassada gerando problemas que afetam a vida e a qualidade de vida do ser humano. Para fazer frente aos problemas indicados surgem idéias relativas a participacão da sociedade (cidadania, justiça e informação ambiental), bem como normas jurídicas (o direito internacional ambiental) visando conter os efeitos nocivos causados na sociedade global de risco e a conseqüente emergência de uma nova ordem internacional ambiental.

Nota biográfica:

Pós-Doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Pós-Doutor em Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Gama Filho. Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Titular da Universidade do Grande Rio, Professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Direito de Campos e Professor da Fundação Getúlio Vargas. Coordenador do Grupo de Pesquisa de Direitos Humanos da Faculdade de Direito de Campos. Pesquisador da CAPES/CNPq e FAPERJ. Autor de vários livros e artigos.