Seminário de Pós-Graduação A busca por uma pedagogia do comprometimento nos cursos de direito: um relato contra o desperdício da experiência Gilsilene Passon Picoretti Francischetto 4 de Março, 17:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso) |
Resumo: A pesquisa busca compreender
os principais problemas que vêm marcando o ensino do direito no Brasil
em seus 180 anos de implantação. Faz-se a análise da atual situação de
tal ensino e da sua legislação em vigor. Com isso, chega-se à Resolução
n.° 09 de 2004, que traçou vários parâmetros para o desenvolvimento de
competências e habilidades nos cursos de Direito. Entre elas,
salienta-se a necessidade de formação humanística e de sensibilização
dos alunos para os problemas sociais. Assim, a questão que se coloca é:
como um ensino que foi sempre restrito a uma visão formal e legalista,
poderá cumprir tal tarefa? Nota biográfica: Gilsilene Passon Picoretti Francischetto é Professora da graduação e do mestrado em Direitos e Garantias Fundamentais da Faculdade de Direito de Vitória-FDV, Brasil. Especialista em Justiça Constitucional e Direitos Humanos pela Universidade Castilla La-Mancha/Espanha. Mestre em Instituições Jurídico-políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho-RJ. |