Seminário do Núcleo de Estudos Culturais Comparados
Da Necessária Flexibilidade no Planejamento de Pesquisa Participativa com Movimento social: Minhas (Im)Possibilidades na Pesquisa com o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua
Viviane de Melo Resende - Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade – Universidade de Brasília

23 de Janeiro de 2008, 17:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

Resumo:

Neste seminário dedico-me a uma reflexão acerca de minhas (im)possibilidades na realização do projeto de doutoramento "Análise de Discurso Crítica e etnografia: o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, sua crise e o protagonismo juvenil", em andamento na Universidade de Brasília. O projeto tem caráter participativo, e no seminário discuto os redesenhos a que tive de submeter meu projeto em decorrência da natureza da pesquisa e da conjuntura de crise do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) à época da geração de dados. Em primeiro lugar, apresento uma contextualização da Comissão Local do Movimento no Distrito Federal (MNMMR/DF). Em seguida, faço uma reflexão acerca de meus objetivos iniciais com a investigação, das dificuldades que encontrei e dos modos como redefini o projeto. O terceiro momento da apresentação é dedicado a uma pequena amostra do tratamento dos dados na pesquisa, com base na Análise de Discurso Crítica.

Nota biográfica:

Mestre e doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília, Brasil, onde atuou também como professora de Leitura e Produção de Texto. Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade (NELiS) da Universidade de Brasília. Membro da Red Latinoamericana de Análisis Crítico del Discurso sobre las personas sin techo y en extrema pobreza. Autora do livro Análise de Discurso Crítica (São Paulo: Contexto, 2006).

Contacto:

Viviane de Melo Resende – vivianemelo@unb.br