Seminário de Pós-Graduação
Desinstitucionalização em saúde mental e a inserção formal no mercado de trabalho no Brasil
Gilsilene Francischetto e Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira

24 de Janeiro de 2008, 17:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

Resumo:

Este seminário propõe-se a apresentar o processo da Reforma  Psiquiátrica Brasileira no contexto do Sistema Único de Saúde com ênfase na inserção formal destes e das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho no Brasil. Estes estudos são  resultados de pesquisas desenvolvidas pelas palestrantes em seus  grupos de pesquisa no Brasil.

Nota Biográfica:

Gilsilene Francischetto
Advogada, Professora Doutora das Faculdades de Vitória - FDV, mestre  em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Direito e Economia pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro e Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra desde 2007, sob coordenação do Prof. Dr.  Boaventura de Sousa Santos.

Márcia Aparecida Ferreira de Oliveira
Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutora em Ciências Sociais pela  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com apoio da  Fundação de Apoio à Pesquisa de São Paulo - FAPESP, no período de julho de 2007 a janeiro de 2008, sob coordenação do Prof. Dr.  Boaventura de Sousa Santos.