Apoio Psicossocial em Situação de Pós-Catástrofe

25 de Janeiro de 2008, 10:00, Ordem dos Médicos, Avenida Afonso Henriques, nº 39, Coimbra

Organização: Centro de Estudos Sociais e Projecto TENTS/Rede Europeia para o Stress Traumático

Coordenação: Franscisco Orengo García, Luísa Sales, José Manuel Mendes

O Observatório do Risco (OSIRIS) do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra organiza o workshop «Apoio Psicossocial em Situação Pós-Catástrofe» no âmbito do Projecto TENTS / Rede Europeia para o Stress Traumático, financiado pela União Europeia e coordenado pelo Professor Doutor Francisco Orengo García, Professor da Faculdade de Medicina da Universidad Complutense de Madrid e Presidente de la Sociedad Española de Psicotraumatología y Estrés Traumático.

O workshop realiza-se a 25 de Janeiro, na sede da Ordem dos Médicos em Coimbra.

Este workshop temático, dirigido a entidades envolvidas no socorro e apoio a pessoas atingidas por desastres naturais e tecnológicos, tem como objectivo formar uma rede europeia de conhecimento sobre o tratamento de vítimas de desastres e fortalecer os serviços que acorrem a essas situações. Pretendemos também preparar a elaboração de um documento orientador sobre o apoio psicossocial em situações extremas e de catástrofe em Portugal.

Resultados esperados

1. Resultados do processo de levantamento das instituições envolvidas.

2. Revisão sistemática da actual base de conhecimentos no que concerne ao tratamento do stress pós-traumático em vítimas de desastres naturais e outros tipos de desastre, e das formas de fornecer uma resposta multidisciplinar.

3. Comparação de resultados do processo de levantamento com o modelo de cuidados proposto, de forma a incluir uma completa avaliação das necessidades para cada área identificada.

4. Resultados da fase de disseminação e implementação.

Mesa Redonda
sobre "Riscos (d)e Trauma", a realizar por ocasião do lançamento do livro "Psiquiatria de Catástrofe e Intervenção na Crise", coordenado por Luísa Sales do Serviço de Psiquiatria do Hospital Militar de Coimbra. A apresentação realizar-se-á por volta das 16 horas.

O livro será apresentado por Allen Gomes (Psiquiatra), e a Mesa Redonda será coordenada pelo Major-General Mateus Cardoso (Direcção de Saúde do Exército) e contará com a participação de José Manuel Mendes (CES - Universidade de Coimbra) e Francisco Orengo Garcia (Universidade Autónoma de Madrid).