Seminário do Núcleo de Cidadania e Políticas Sociais
Os impactos do Programa Bolsa Família no Estado da Bahia/Brasil
Denise Freitas Dornelles

Universidade Católica do Salvador-UCSAL
30 de Janeiro de 2008, 17:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

Resumo:

O objectivo deste seminário é apresentar a análise dialogal extensivo estudo de caso sobre o tema Os impactos do Programa Bolsa Família no Estado da Bahia/Brasil: estudo de caso do Município de Camaçari. Aportando também por análises empíricas, em mapeamento dos programas de benefícios de transferência de renda no Governo Lula e sua influência no fluxo socioeconómico dos municípios considerados de grande porte, no aspecto metodológico se enfatiza, composição familiar e o cadastro elaborado pelos municípios na selecção das famílias para a implantação dos programas tendo como indicadores, os critérios de classe, raça, género, distribuição espacial urbano/ rural e regional. No plano do ensaio está se construindo a partir da revisão de literatura nacional e internacional contemporânea tanto sobre o tema Programas de Transferência de Renda como de Política de Assistência Social, Vulnerabilidade, Questão Social, um banco de dados teórico-conceitual. Pretende-se discutir mais a propriedade do conceito de protecção social.

Resultados/Considerações:

Pretende-se tanto contribuir para os debates a cerca da temática, bem como com elementos que possam qualificar a política social, especialmente a de Assistência Social.
Nesta apresentação tem-se como meta discutir a implantação do Observatório de Políticas Sociais Baiano, desencadeando acções de acompanhamento e avaliação do cenário político-social-económico em que estão inseridos os programas de transferência de renda no Brasil, mais especificamente no Estado da Bahia em Salvador e no Nordeste brasileiro.

Nota biográfica:

Denise Freitas Dornelles é Professora e pesquisadora do quadro permanente de docentes do Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania – Universidade Católica do Salvador-UCSAL. De entre os temas que tem pesquisado destacam-se as área de Assistência Social; Processo de Trabalho e Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológico do Serviço Social; Desigualdades Sociais e Meio Ambiente.

Tem publicados inúmeros artigos e livros sobre o tema, sendo de realçar:

DORNELLES, D. F., Instante de Reflexão do Serviço Social sobre temas contemporaneos (Frederico Westphalen/RS/BR : Editora da UIR, 2005); DORNELLES, D. F., VITALE.D., PINTO, I. “Educação para a cidadania e o controle social das políticas públicas” (in Gestão em Ação (Salvador), 9, p.103 – 117, 2006), DORNELLES, D. F. “A Formação Profissional do Assistente Social e a Transversalidade com a Ecologia Humano Social: Possibilidades e Limites” (in Revista Temas Sociais em Expressão, 3, p.17 - 25, 2004) e DORNELLES, D. F. “Considerações acerca da População Idosa do Estado do Rio Grande do Sul” (in Acta Científica. Ciências Humanas, 2004).