Seminário do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação, e dos programas de doutoramento "Democracia no Século XXI" e "Pós-colonialismos e Cidadania Global"
Parentesco e Estruturas de Papel: 4 exemplos de lideranças locais e as suas escolhas
Albert Farré Ventura

31 de Janeiro de 2008, 15:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

Resumo:

A partir de 4 exemplos concretos de lideranças locais africanas (Moçambique, Uganda, RD Congo e Senegal) queremos mostrar a pluralidade de lideranças que hoje podem-se encontrar a nível dos distritais em diversos estados africanos.
Embora estas lideranças tenham sido ou submetidas ao Estado ou ignoradas por este, a verdade e que sempre existiram - tanto durante o período colonial, como no pós-colonial -, sendo responsáveis por escolhas que exigem uma negociação permanente entre o possível e o desejável. Estas escolhas atingem âmbitos de acção tão importantes como a terra, a religião, a transmissão de conhecimentos, a saúde, a justiça, a guerra...
No processo de democratização e descentralização hoje em curso em muitos Estados africanos, esta pluralidade de lideranças pode voltar a ter um destaque mais visível na arquitectura institucional do Estado. Mas isso não quer dizer necessariamente que os valores, as instituições e as narrativas que são representadas por esta pluralidade de lideranças locais sejam mais respeitadas do que em épocas anteriores.

Nota biográfica:

Doutor em Historia (2005) e licenciado em Antropologia social e cultural (2002) pela Universidade de Barcelona.
Bolseiro pos-doctoral (FCT) no CEA-ISCTE desde Fevereiro de 2006.
Membro do grupo de pesquisa em estudos africanos da Universidade de Barcelona (ARDA) coordenado pelo Dr. Ferran Iniesta.
Sócio do CEA de Barcelona e membro do conselho de redacção da revista Studia Africana.
Tem realizado trabalho de investigação de campo principalmente em Moçambique (2 anos) e Uganda (1 ano). Também esteve 2 meses na RD Congo e no Senegal, trabalhando em colaboração com outros investigadores.
Tem colaborado em estudo e relatórios para a Agencia Catalã de Cooperação e Desenvolvimento, e para algumas ONGs espanholas que trabalham no continente africano, tentando sempre introduzir um olhar crítico sobre as consequenciais de muitas das acções ditas de solidariedade internacional.