Seminário
Transculturação e representatividade linguística em Ungulani Ba Ka Khosa: um “comparatismo da solidariedade”

Nataniel Ngomane (Universidade Eduardo Mondlane)

26 de Maio de 2009, 15:00, Sala de Seminários do CES

No âmbito das actividades do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação

Apresentação

Movido pela necessidade de dar ênfase a estudos pelos paralelos, Benjamin Abdala Jr. propõe o conceito do “comparatismo da solidariedade”. É nos estudos pelos paralelos, de acordo com o mesmo autor, que as simetrias socioculturais ganham uma importância fundamental ao funcionarem como meio de buscar o que existe de próprio e de comum nas nossas culturas. Contudo, só um conhecimento mais amplo dessas nossas culturas, seja sob a forma de representações simbólicas como o são as obras literárias, seja mesmo através do contacto com o quotidiano das culturas populares, poderá tornar mais viável o desenvolvimento de estudos da natureza proposta pelo crítico brasileiro.

Sob o embalo deste pressuposto, o presente trabalho propõe-se a apresentar um autor moçambicano relativamente pouco conhecido, mas cuja obra, considerada a forma peculiar com que se apropria, de um ponto de vista linguístico, dos seus espaços socioculturais, com recurso às mais diversas técnicas de captação das dinâmicas do universo cultural indígena e seus imaginários, coloca-se ao lado de outros autores que, servindo-se de recursos aproximados, têm contribuído para a demarcação dos campos literários das chamadas literaturas periféricas e a consequente construção e afirmação das respectivas identidades. Espero, desse modo, poder contribuir, de certa maneira, para o enriquecimento do horizonte de estudos pelos paralelos.

Nota biográfica

Nataniel José Ngomane é licenciado em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, Moçambique, e Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Brasil, onde defendeu a tese intitulada A escrita de Mia Couto e Ungulani ba ka Khosa e a Estética do Realismo Maravilhoso (2004).

Actualmente é docente na Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, onde lecciona Literatura Geral e Comparada, Retórica e Poética, Introdução aos Estudos Literários (graduação) e Literaturas em Língua Portuguesa. É também o Coordenador da Área de Literatura da UEM, Assessor Técnico do Presidente do Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa – FBLP e Representante dessa instituição junto do Projecto José Craveirinha, voltado para a Edição da Obra Completa e da Edição Crítica desse poeta e prosador moçambicano.

No seu percurso académico contam-se várias participações em eventos científicos nacionais e internacionais - com apresentação de comunicações, orientação de palestras, seminários e cursos livres diversos. De entre as suas publicações é de destacar:

- “Niketche: uma história de poligamia”, Metamorfoses n.4, 2003, p.314-316.

- “Palavras silenciadas, vozes emergentes: o resgate da História em Ualalapi, de Ungulani Ba Ka Khosa”. Em Jorge, Sílvio Renato e Alves, Ida Maria Ferreira (Org.). A Palavra silenciada. Estudos de Literatura Portuguesa e Africana. Rio de Janeiro: Vício de Leitura/ Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana, 2001, p. 179-188.

- “Mia Couto e Ungulani Ba Ka Khosa: fundamentos para um estudo comparado”, Centro de Estudos Portugueses n. 2 (Dossiê: IV Encontro de ECLLP), São Paulo, 1999, p.75-82.

> Imprimir esta página