Conferência Fotográfica
Uma história Portuguesa numa aldeia do Ribatejo

Fausto Giaccone

30 de Abril de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES

 
Apresentação

Na conferência Fausto Giaccone projectará e falará das suas imagens da Reforma Agrária Portuguesa realizadas ao longo de três décadas na aldeia do Couço, Ribatejo.

O autor passou por Portugal em 1975, seguindo o caminho de tantos outros fotógrafos que descobriram na Revolução dos Cravos uma razão para visitar a esquina da Península Ibérica. Voltou depois para comparar as imagens que tinha feito com as pessoas que, nelas fotografadas, haviam crescido em todos os sentidos. E voltou a fotografar. Regressa agora, para reinventar essa relação, numa abordagem que o tempo permite burilar, reescrever, sempre em torno das sensações fixadas nas imagens originais.

Nesta sessão de memórias e evocações de tempos, espaços  e vidas Fausto Giacone vai estar acompanhado por Joaquim Canejo Jr. , filho do trabalhador rural que liderou a ocupação de terras fotografada por Fausto Giaccone e Inês Cardoso curadora da grande exposição realizada 2006 no Couço.

Esta realização integra-se num conjunto de eventos que os organizadores tem estado programar sobre o tema da as relações entre Memória e História e prepara a  a vinda a Coimbra da grande exposição fotográfica de Fausto Giaccone, “A Reforma Agrária no Couço: Reencontro com Uma História Portuguesa.” integrada no programa cultural do Colóquio Internacional Memória e História que o CES vai organizar no próximo mês de Setembro.

História de uma reportagem fotográfica

A 31 de Agosto de 1975 o fotojornalista italiano Fausto Giaccone acompanhou uma jornada de ocupação de latifúndios na aldeia ribatejana do Couço. Desse dia fica um testemunho fotográfico que nos revela todo o dinamismo e alegria vivida pelos trabalhadores rurais quando nos campos do Sul construíam a Reforma Agrária por sua própria iniciativa.

Onze anos depois o fotorepórter regressou à aldeia, trazendo consigo as fotografias daquele dia especial em busca dos participantes da jornada de 75. Um encontro surpresa do qual resultou um novo registo fotográfico, em que aqueles que surgem nas fotografias de anos antes se reencontram com a sua memória/memória colectiva da aldeia.

Em 2005 Fausto Giaccone visita pela terceira vez o Couço no âmbito de uma reportagem para “Diário”, um semanário italiano, que destaca os 30 anos da Reforma Agrária portuguesa. O portfolio “A Reforma Agrária no Couço- Reencontro com uma História Portuguesa” é uma viagem feita através das fotografias de Fausto Giaccone por um momento marcante da história portuguesa e o seu reencontro com os habitantes do Couço. É também o traçar da história da Reforma Agrária no Couço e do impacto que teve na vida da população, um olhar para o tempo volvido, uma partilha de memórias entre gerações, de sonhos, e uma reflexão das dúvidas e dos desejos que se lançam ao tempo presente/futuro.


Notas biográficas dos participantes

Fausto Giaccone
Nascido em Palermo, residente em Milão é um dos mais famosos fotojornalistas Italianos, com uma carreira de quase 40 anos, e grandes reportagens feitas um pouco por todo o mundo. Em 1975 acompanhou o movimento de ocupação de terrras no âmbito da Reforma Agrária, no Couço, uma aldeia do Ribatejo.
Tem voltado regularmente a Portugal e ao Couço e as inúmeras fotografias que produziu retratam hoje verdadeiramente ,a saga familiar de muitas das famílias que protagonizaram a Reforma Agrária no Couço.

Inês Cardoso
Lic. em História da Arte. Curadora e responsável pela itinerância da exposição "A Reforma Agrária no Couço: Reencontro com Uma História Portuguesa", realizada na Casa do Povo do Couço em 2006 e posteriormente exibida na Casa do Alentejo em Lisboa e na Galeria Municipal do Barreiro.

Joaquim Canejo Jr.
Presidente da Cooperativa de Consumo do Couço.
Filho de uma dos mais importantes dirigentes dos trabalhadores agrícolas do Couço é ele próprio hoje o guardião de algumas das mais importantes memórias dessa época.

> Imprimir esta página