Conferência
O assalto ao Estado e ao mercado, neoliberalismo e teoria económica

Luiz Carlos Bresser-Pereira

24 de Abril de 2009, 15:00, Sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

No âmbito do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação

 
Apresentação

Esta conferência realiza-se no âmbito do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos Sociais, que tem neste momento abertas candidaturas para a sua 3ª edição, a iniciar em Setembro próximo.

 
Nota biográfica

Bresser-Pereira é um dos mais prestigiados economistas brasileiros. Professor emérito da Fundação Getúlio Vargas, ensina regularmente na École d’Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, tem uma coluna na Folha de S. Paulo e é membro do Comité de Especialistas em Administração Pública das Nações Unidas.

Em 1987 foi Ministro da Fazenda do governo de José Sarney. Durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso foi Ministro da Administração Federal e Reforma do Estado, enquanto no segundo mandato foi Ministro da Ciência e Tecnologia. A sua Reforma do Estado e da Administração, de 1995, é hoje reconhecida internacionalmente como um trabalho de referência.

Como cientista social, a sua obra é um marco da confluência da economia e da teoria social. Interessa-se pela metodologia da economia, dedica-se à teoria política e à teoria das transições para a democracia, estuda a economia, a sociedade, o Estado e os grupos profissionais no Brasil, bem como as estratégias económicas e políticas. A discussão das teorias do desenvolvimento e do crescimento e da inflação assim como a sua tese sobre a tendência à sobreapreciação da taxa de câmbio nos países em desenvolvimento são centrais no debate económico.

Entre os seus livros destacam-se: Desenvolvimento e Crise no Brasil (1968, 2003), As Revoluções Utópicas dos Anos 60 (1972), Estado e Subdesenvolvimento Industrializado (1977), O Colapso de uma Aliança de Classes (1978), A Sociedade Estatal e a Tecnoburocracia (1980), Inflação e Recessão, com Yoshiaki Nakano (1984), Lucro, Acumulação e Crise (1986), A Crise do Estado (1992), Economic Reforms in New Democracies, com Adam Przeworski e José María Maravall, (1993), Economic Crisis and State Reform in Brazil (1996), Reforma do Estado para a Cidadania (1998), Democracy and Public Management Reform: Building the Republican State (2004), Macroeconomia da Estagnação (2007).

Já este ano publicou Mondialisation et compétition (Paris: La Découverte), com prefácio de Robert Boyer.

O seu site na Internet (www.bresserpereira.org.br) reúne a mais relevante informação curricular, incluindo a bibliográfica.

> Imprimir esta página