Os media e a política das alterações climáticas

Anabela Carvalho, Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, Presidente da Science and Environment Communication Section of the European Communication Research and Education Association (ECREA)

15 de Abril de 2009, 17:00, Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Cancelada - data a determinar

No âmbito do Observatório do Risco (OSIRIS)

Apresentação

Esta comunicação pretende reflectir sobre a relação entre os discursos mediáticos sobre alterações climáticas e a acção política, cívica e económica. Os objectivos serão identificar os principais problemas da mediatização das alterações climáticas em países como os EUA, o Reino Unido e, especialmente, Portugal, e analisar as possíveis implicações dessa mediatização para o conhecimento dos cidadãos, as suas atitudes e os seus comportamentos, bem como para as dinâmicas políticas e económicas em torno das alterações climáticas.

Nota biográfica

Anabela Carvalho (PhD, University College London) é Professora Auxiliar no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho onde tem leccionado disciplinas como Informação Internacional, Teorias da Comunicação e Sociologia da Informação e da Opinião Pública, entre outras.
A sua investigação centra-se sobre os domínios da comunicação da ciência, comunicação política, análise de discurso e sociologia do ambiente. O seu trabalho tem sido publicado em revistas como Risk Analysis, Journalism Studies, Public Understanding of Science e em vários livros colectivos. É coordenadora das obras Communicating Climate Change: Discourses, Mediations and Perceptions, As Alterações Climáticas, os Media e os Cidadãos (em preparação) e de números temáticos das revistas Comunicação e Sociedade e Environmental Communication (no prelo).
Anabela Carvalho é Presidente da Science and Environment Communication Section da European Communication Research and Education Association (ECREA) e faz parte do Editorial Board da revista Environmental Communication: A Journal of Nature and Culture.
Actualmente, é Visiting Scholar no Instituto de Estudos Ambientais da Vrije Universiteit Amsterdam.

Webpages:

> Imprimir esta página