Seminário de Pós-Doutoramento
Colisões de possíveis laterais: um estudo sobre a boemia literária no século XIX

Ulisses Neves Rafael

2 de Abril de 2009, 15:00, Sala de Seminários do CES

Apresentação

A finalidade deste estudo é analisar as representações da boemia na literatura portuguesa na segunda metade do século XIX, partindo do princípio de que os escritos do período possibilitam uma apreensão do modo como a realidade social, partir da qual falam seus expoentes, é construída, pensada e dada a ler. O fenômeno da boemia desponta nesse quadro como prática fruitiva, mas também como objeto de reflexão, que hora se manifestava sob a forma de ficção, ora, sob a perspectitiva documental e biográfica, obtida através do material epistolar e das crônicas. Assim sendo, utiliza-se os discursos subjacentes à produção literária, como ferramenta analítica para compreender o modo como se constrói sua concepção de mundo e a forma como ela é apreendida e comunicada.

Nota biográfica

Ulisses Neves Rafael é pós-doutorando no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Fortuna. Concluiu o doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais e do Núcleo de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais/Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sua pesquisa está relacionada ao tema das representações literárias sobre a cultura da boemia.

> Imprimir esta página