Conferência
Centros de investigação em transição: padrões de convergência e diversidade

Luis Sanz-Menéndez (CSIC, Instituto de Politicas y Bienes Publicos – IPP, Madrid)

20 de Março de 2009, 14:30, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

No âmbito do Programa de Doutoramento "Governação, Conhecimento, e Inovação"

Apresentação

A teoria institucional sugere que as organizações procuram a eficiência e legitimidade seguindo pressões isomórficas na sua área organizacional, o que conduziria progressivamente a uma redução da diversidade de práticas e estratégias organizacionais. Com base em dados de financiamento a nível micro e informação qualitativa, este estudo desenvolve uma análise, ao nível institucional, das mudanças nos centros de investigação públicos e privados ao longo do tempo, em resposta à evolução dos modelos de políticas, à emergência de novos modelos de centros de investigação, e à crescente competição nesta área. Apesar de alguma heterogeneidade, os resultados permitem concluir que os centros têm progressivamente seguido uma estratégia de financiamento baseada na diversificação de fontes e crescente equilíbrio público/privado. O estudo não encontra o mesmo modo de convergência no que se refere às características estruturais, tais como o planeamento da investigação e a definição de agendas.

Nota biográfica

Luis Sanz Menéndez é Investigador e Director do Instituto de Políticas e Bens Públicos do CSIC (Conselho Superior de Investigação Científica), Madrid. É também, desde 2007, Presidente do Comité de Política Científica e Tecnológica (CSTP) da OCDE, em representação da Espanha. Foi Professor na Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid, e Professor Visitante em diversos centros de investigação e programas de pós-graduação, entre os quais na Universidade da Califórnia, Berkeley. Tem publicado diversos estudos sobre sistemas de investigação e políticas de ciência, tecnologia e inovação, em livros e revistas internacionais, sendo autor de um livro de referência sobre as políticas científica e tecnológica de Espanha (Estado, Ciencia y Tecnologia en España (1939-1997), Alianza Universidad, Madrid, 1997). Exerceu funções na administração pública, na área de política de ciência e tecnologia, e foi membro da direcção da EASST (European Association for the Study of Science and Technology), e do comité executivo da Rede de Excelência europeia PRIME (Policies for Research and Innovation in the Move towards the ERA), e aconselhou diversas agências públicas e organizações internacionais, nomeadamente na Europa e América Latina.

> Imprimir esta página