Economia Solidária, Crise e Violência do Sistema Capital

Gaudêncio Frigotto, UERJ

12 de Dezembro 2008, 15:00 às 17:30, Sala Keynes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Apresentação

Bases históricas da economia solidária. A crise e a exclusão como bases estruturais do sistema capital. A natureza sistêmica da crise do capital e a destruição de direitos. A economia solidária como alternativa necessária. Principios básicos da economia solidária. Perspectivas e dificuldades da economia solidária num contexto de indeterminação da politica no Brasil.

Nota Biográfica

Gaudêncio Frigotto é doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Atualmente é professor concursado na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana e professor titular colaborador nda Universidade Federal Fluminense. Membro, representando o Brasil, do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO)( 2003-2007). È um dos coordenadores do GT Educação, Políticas e Movimentos Sociais do CLACSO. Faz parte do Conselho Acadêmico do Instituto e Pensamento e Cultura Latino-americano (IPECAL) com sede na cidade do México. É sócio-fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em educação (ANPED). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos Econômicos e Políticos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e concepções de educação, trabalho e formação humana, conhecimento e tecnologia, classe social, movimentos sociais e educação e políticas públicas em educação profissional, técnica e tecnológica. Autor e co-autor de mais de 20 livros e de dezenas de artigos em revistas nacionais e internacionais. Destaca-se os livros: A produtividade da escola improdutiva, Cortez editora (1984) atualmente na 8ª edição; Educação e crise do capitalismo real, também pela Editora Cortez,(1994) atualmente na 5ª edição; Educação e crise do trabalho: perspectivas de final e século (org), editado pela Vozes, 1998, atualmente na 7ª edição. Teoria e educação no labirinto do capital (org), editado pela Vozes em 2000, atualmente na 3ª edição. É editor da Revista Eletrônica Trabalhonecessário. Faz parte do Conselho Editorial de sete revistas nacionais e uma internacional.

Organização: Grupo de Estudos de Economia Solidária do Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Políticas Sociais (ECOSOL/NECPS-CES) e do Programa de Doutoramento emRelações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo”, CES/FEUC