Debates sobre a Desinstitucionalização Psiquiátrica


Exibição do filme 

Bicho de Sete Cabeças, de Lais Bodanzky
Comentador: José Morgado Pereira (Médico Psiquiatra do Hospital Sobral Cid)

13 de Outubro de 2008, 17:30, Sala de Seminários do CES 


Apresentação
A exibição do filme brasileiro Bicho de Sete Cabeças, de Lais Bodanzky, marca o início do ciclo de cinema e seminários “Debates sobre a Desinstitucionalização Psiquiátrica”, organizado no âmbito do projecto de investigação “A desinstitucionalização dos doentes mentais”

> sobre o projecto 

Sobre o filme
Bicho de Sete Cabeças, realizado por Laís Bodanzky, conta a história de Neto (Rodrigo Santoro), um jovem cuja vida se transforma quando o pai (Othon Bastos), homem autoritário e intolerante, descobre no bolso do seu casaco um cigarro de maconha. Assustado com o suposto vício do filho, reage com agressividade e interna-o num hospital psiquiátrico. Neto confronta-se, então, com uma realidade absurda e desumana. Sofrendo abusos na administração de medicamentos, convivendo com pessoas em estados de doença mental muito elevados e vivendo em condições sanitárias deploráveis, o jovem tenta de todas as formas libertar-se da reclusão forçada.

Este premiado filme de 2001 é baseado no livro autobiográfico “Canto dos Malditos”, do escritor brasileiro Austregésilo Carrano Bueno.

> site oficial do filme