The turn in recent economics and return of orthodoxy

John B. Davis, Universidade de Amesterdão e Universidade Marquette, EUA

24 de Outubro de 2008, 15:00, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

No âmbito do Programa de Doutoramento "Governação, Conhecimento e Inovação"

Apresentação

A conferência aborda as mudanças na fronteira de investigação da Economia. Interroga-se quanto à possibilidade de se vir a verificar uma substituição da actual situação de concorrência entre novos programas de investigação (teoria dos jogos clássica, teoria dos jogos evolutiva, teoria dos jogos comportamental, economia evolucionista, economia comportamental, economia experimental, neuroeconomia, economia da complexidade baseada em agentes) por uma outra caracterizada pelo predomínio de uma nova abordagem única.

Constatando que a ortodoxia emerge habitualmente da heterodoxia e interpretando a divisão entre ortodoxia e heterodoxia em termos de uma distinção núcleo-periferia procura-se em suma saber se, das heterodoxias, tanto novas como tradicionais, poderá emergir uma nova ortodoxia.

Nota biográfica

John B. Davis é professor na Faculdade de Economia e Econometria da Universidade de Amesterdão e do Departamento de Economia da Universidade Marquette, nos EUA. Os seus principais interesses de investigação situam-se na Filosofia e Metodologia da Economia, História da Economia e Economia e Ética. Foi premiado em 2004 com o Prémio Myrdal da Association for Evolutionary Political Economy.

Artigos recentes:

John B. Davis (2007) "Postmodernism and the individual as a process," Review of Social Economy, vol. 65(2), pages 203-208.;
John B. Davis (2007) "The turn in economics and the turn in economic methodology," Journal of Economic Methodology, vol. 14(3), pages 275-290.
John B. Davis (2007) "Akerlof and Kranton on identity in economics: inverting the analysis," Cambridge Journal of Economics, vol. 31(3), pages 349-362, May.

Livros:

Companion to Social Economics, Cheltenham: Edward Elgar, 2008. [co-editor W. Dolfsma]
The Theory of the Individual in Economics. London: Routledge, 2003  [Myrdal prize]