Seminário do Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Políticas Sociais
Economia popular solidária: dimensões educativas do trabalho associado

Lia Tiriba - Universidade Federal Fluminense (Brasil)

Comentador: Elísio Estanque, CES

24 de Setembro de 2008, 15:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

Organização: ECOSOL – Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Políticas Sociais

Apresentação

Em diferentes momentos históricos, os trabalhadores e trabalhadoras tomaram para si os meios de produção da vida social. No contexto da crise estrutural do emprego e de precarização do trabalho, uma parcela da classe trabalhadora tem vivido experiências associativas que, de alguma maneira, constituem-se como ‘escolas’ de produção de uma cultura do trabalho inspirada nos princípios da autogestão. Nesse seminário, ao reafirmar a premissa gramschiana do trabalho como princípio educativo e a importância de acesso da classe trabalhadora ao conhecimento historicamente acumulado, serão feitas considerações sobre os desafios dos processos de Educação/ Formação em Economia Solidária, distinguindo-os dos atuais projetos educativos do capital. O texto “Cultura do trabalho, autogestão e formação de trabalhadores associados na produção: questões de pesquisa” contribui para subsidiar e animar o debate.

Notas biográficas

Lia Tiriba - Doutora em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid (Programa Sociologia Econômica e do Trabalho). Professora do Curso de Graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal Fluminense/UFF. Membro do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação – NEDDATE . Autora do livro Economia popular e cultura do trabalho: pedagogia(s) da produção associada (Unijui, 2001) e organizadora (com a Profa. Iracy Picanço/ UFBA) do livro Trabalho e educação: arquitetos, abelhas e outros tecelões da economia popular solidária (Idéias & Letras, 2004). Desenvolve estudos de pós-doutoramento na Universidade de Lisboa, com projeto de pesquisa intitulado Pedagogias da produção associada: trabalho, educação e controle operário no movimento popular de 25 de Abril, em Portugal, sob a supervisão do Prof. Dr. Rui Canário (projeto CAPES/GRICES, biênio 2008-2009). E-mail: liatiriba@oi.com.br

Elísio Estanque - Natural do Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel, Beja), passagem pelo Algarve entre os 12-14 anos, fixação e inicio de actividade profissional em Lisboa (com 16 anos), estudante-trabalhador. Doutor em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Actualmente é coordenador do programa de Mestrado em Sociologia "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo". Áreas de interesses de pesquisa: movimentos sociais, cidadania, democracia, sindicalismo, desigualdade social, associativismo.