Seminário internacional
Representações da Violência

19 de Setembro de 2008, 9:00, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Anfiteatro IV (5º piso)


Conferencistas

Adriana Bebiano
Estudos Literários e Culturais, Centro de Estudos Sociais
Adriana Bebiano é doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra (2003). Desenvolve investigação em Literatura Comparada (irlandesa e portuguesa) e Estudos Feministas. Publicações recentes: “O sexo do desejo: Margaret Atwood reescreve Penélope”, In Norma e Trangressão (ed. Carmen Soares), Coimbra, Faculdade de Letras, 2008;  “Mad, Bad and Dangerous to know: the stories of Chicago May and Eliza Lynch”, in Irish Women Writers: National and International contexts (Amsterdam, Rodopi, no prelo).

António Sousa Ribeiro
Estudos Literários e Culturais, Centro de Estudos Sociais
António Sousa Ribeiro é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde é co-coordenador do Núcleo de Estudos Culturais Comparados e director da Revista Crítica de Ciências Sociais. De entre as suas actuais áreas de interesse destacam-se os estudos sobre literaturas e culturas de expressão alemã, a literatura comparada, os estudos pós-coloniais, os estudos de tradução, os estudos sobre o Modernismo e os estudos sobre a violência. Entre outros títulos, é autor de Entre Ser e Estar: Raízes, Percursos e Discursos da Identidade, Edições Afrontamento, 2002 (com Maria Irene Ramalho).

Catarina Martins
Estudos Literários e Culturais, Centro de Estudos Sociais
Catarina Martins é Professora Auxiliar do Grupo de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos Culturais Comparados e participa no projecto "A Representação da Violência e a Violência da Representação". Doutorada em Literatura Alemã com a tese intitulada Modernismo. Ensaísmo. Imperialismo. Robert Müller e a Corrente Amazónica da Alma Humana, as suas áreas de investigação são o Modernismo de Expressão Alemã, Ensaísmo e Pós-Colonialismo. Publicou, entre outros, Camões na Alemanha. A figura do poeta em obras de Ludwig Tieck e Gunther Eich. Coimbra, Minerva / Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos, 2000 (com Júlia Garraio).

Gerry Kearns
Geografia, Universidade de Cambridge
Gerry Kearns é vogal do Centro de Investigação Histórico-Cultural, director do Centro de Gender Studies da Universidade de Cambridge e vocal de Geografia Histórica da Associação de História da Ciência Social Europeia. As suas áreas de investigação são História e Políticas Culturais da Saúde Pública; Geografia e Imperialismo; e Imaginários Geográficos da Nacionalismo Irlandês. Publicou numerosos artigos e é co-editor de Selling Places: the city as cultural capital, past and present (1993) (com Chris Philo). Prepara actualmente Geopolitics and Empire, um estudo sobre a relação entre o imperialismo britânico vitoriano e o imperialismo americano neo-conservador, e o conjunto de seminários internacionais e interdisciplinares Vital Politics (com Simon Reid-Henry).

Isabel Capeloa Gil
Estudos Literários e Culturais, Universidade Católica de Lisboa
Isabel Capeloa Gil é professora auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e doutorada pela mesma universidade. As suas principais áreas de investigação são estudos intermediais, gender studies e representações da guerra e de conflitos. Publicou, entre outros, Mitografias (Lisboa, 2007). É co-editora de Landscapes of Memory Envisaging the Past/Remembering the Future (Lisboa, 2004) e de O Colorido da Diferença. A(s) Cultura(s) Alemã(s) Hoje (Lisboa, 2005). É também editora da revista Comunicação e Cultura.

José Manuel Pureza
Relações internacionais, Centro de Estudos Sociais
José Manuel Pureza é Professor Associado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. É especialista em Direito Internacional, Relações Internacionais e Estudos para a Paz. As suas áreas de interesse incluem a prevenção e gestão de conflitos armados e a reconstrução pós-conflito. Escreveu, entre outros, o livro Para uma cultura da paz. Coimbra: Quarteto, 2001.

Júlia Garraio
Estudos Literários e Culturais, Centro de Estudos Sociais
Júlia Garraio desenvolve desde 2007 um projecto de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra sobre "Representações da violência sexual na literatura contemporânea alemã sobre a Segunda Guerra Mundial". Doutorada em Literatura Alemã pela Universidade de Coimbra com uma dissertação sobre a poetologia de Günter Eich, as suas actuais áreas de investigação são a identidade, a memória, a sexualidade e o racismo na Alemanha do século XX. Publicou, entre outros, Um Lugar para a Poesia. Günter Eich e a Construção da Imagem do Poeta (1927-1959), Coimbra, Minerva/ CIEG, 2005.

Luís Quintais
Antropologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
É Doutorado em Ciências Sociais, área de Antropologia Social e Cultural pelo Instituto de Ciências Sociais, Lisboa, e Professor do Departamento de Antropologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. É investigador nas áreas da Antropologia da biomedicina e das biotecnologias e antropologia cognitiva, desenvolvendo presentemente investigação sobre cognição, biotecnologias e bio arte. Publicou, entre outros títulos, Franz Piechowski ou a analítica do arquivo: ensaio sobre o visível e o invisível na psiquiatria forense, Lisboa, Cotovia, 2006.

Maria José Canelo
Estudos Literários e Culturais, Centro de Estudos Sociais
Maria José Canelo é Professora Auxiliar no Grupo de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras e Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Concluiu o doutoramento em Estudos Americanos, em 2003, na Universidade de Nova Iorque, com uma dissertação entitulada "Carey McWilliams and the Question of Cultural Citizenship in the 1940s". Actualmente, os seus interesses de pesquisa incluem estudos literários e culturais, estudos inter-americanos, revistas literárias, modernismo e nação. Publicou, entre outros títulos, "Common Ground and Immigrant Literatures in the 1940s", in Isabel Caldeira et al (org.), Novas Histórias Literárias. Coimbra: Minerva, 2005, pp.295-306.

Roberto Vecchi
Estudos Literários e Culturais, Universidades de Bolonha e Milão
Roberto Vecchi é professor de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade de Bologna e de Milão. É director do Centro de Estudos Pós-Coloniais da Universidade de Bologna e dirige para a Editora Diabasis a colecção de ensaios “Extrema Europa”, que vai publicar em italiano um volume de estudos sobre pós-colonialismo dos investigadores do CES. Entre as suas últimas publicações, o segundo volume de ensaios sobre cultura brasileira e a ideia de trágico moderno com Ettore Finazzi-Agrò e Maria Betânia Amoroso, Travessia do pós-trágico. Os dilemas de uma leitura do Brasil (São Paulo, 2006) e o capítulo “Império português e biopolítica: uma modernidade precoce?” (in Postcolonial Theory and Lusophone Literatures, Utrecht, 2007).

Sílvia Maeso
Ciências Políticas e Sociologia, Centro de Estudos Sociais
Silvia Rodríguez Maeso é investigadora do Centro de Estudos Sociais – Laboratório Associado e membro do Núcleo de Estudos de Democracia, Cidadania Multicultural e Participação. Doutorada em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade do Pais Basco (UPV), o seu percurso como investigadora está ligado ao Centro de Estudios sobre la Identidad Colectiva (CEIC) da UPV, sendo parte da sua equipa desde 1997 e a sua formação no Programa de Doutoramento Sociedad, Política y Economia en América Latina (1997-1999) desenvolvido no departamento de Sociologia 2 da UPV. Os seus interesses de investigação decorrem na área da Sociologia Política, principalmente sobre processos de construção de identidades colectivas; diversidade cultural, direitos humanos e igualdade; jovens, cultura e política; migração e processos sociais de transformação do espaço urbano; diversidade religiosa e cidadania na Europa do Sul.

Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia