Seminário do Núcleo de Migrações

Carlos Nolasco, CES

9 de Junho de 2010, 16:00, Sala de Seminários do CES, Coimbra

Apresentação

O futebol, desde as suas origens, foi marcado pelo cosmopolitismo resultante da mobilidade internacional dos jogadores, circunstância que permitiu a disseminação do jogo à escala global. Mais recentemente, em virtude das metamorfoses do jogo por efeito de mecanismos de investimento, circulação e exploração de capital, tornou-se essencial a aquisição de jogadores capazes de maximizar resultados desportivos e financeiros, sendo que quando esses jogadores não existem no espaço nacional são intensamente procurados no estrangeiro. Assim, tal como noutras áreas da actividade económica, onde se verifica uma elevada mobilidade internacional de trabalhadores, também o futebol é alimentado por uma intensa migração internacional de jogadores, sendo por isso comum assistir a jogos onde as equipas são maioritariamente constituídas por jogadores estrangeiros. Também em Portugal as migrações de futebolistas, não sendo um fenómeno recente, adquiriram nos últimos anos enorme visibilidade pelo enorme número de jogadores estrangeiros a representar clubes portugueses, bem como elevado número de jogadores portugueses a representar clubes estrangeiros. O objectivo do seminário consiste em caracterizar o processo migratório de futebolistas em Portugal, não apenas os que entram, mas também os que saem, assumindo-os como migrantes altamente qualificados.

Nota Biográfica

Doutorando em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tem o CES como instituição de acolhimento. Licenciado e Mestre em Sociologia também pela FEUC. Profissionalmente foi assistente de investigação no CES, docente do ensino superior e Presidente de Direcção da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu. Tem vínculo laboral com o Instituto Piaget, encontrando-se actualmente em situação de licença sem vencimento por ser bolseiro da FCT.

> Imprimir esta página