Seminário de Pós-doutoramento
Os limites da representação: A violação da mulher alemã na Segunda Guerra Mundial

Júlia Garraio, CES

9 de Junho de 2010, 18:00, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

Entrada livre – Atribuição de certificado de participação


Apresentação

Através da análise de diversas obras literárias e cinematográficas alemãs, o presente projecto debruça-se sobre os modos de representação das violações de mulheres alemãs no final da Segunda Guerra Mundial. Quando no período pós-Reunificação surgiram obras que abordavam a temática, falou-se nos meios de comunicação em quebra tardia de um tabu. No entanto, o topos da mulher alemã violada pelo estrangeiro marca presença no espaço público alemão pelo menos desde o período final da guerra, quando se acumulavam testemunhos de violência sexual praticada por membros do Exército Vermelho. Com este trabalho, pretendo distinguir as fontes de que este discurso se nutriu e delinear as principais narrativas em que essa experiência traumática foi integrada desde 1945 até ao presente, tentando descortinar em que medida a época posterior a 1989 se limita a perpetuar e desenvolver imagens anteriores ou denota igualmente vertentes inovadoras em termos de representação e de interpretação da violência sexual. Como tal, trata-se de um estudo que presta especial atenção, por um lado, ao aproveitamento ideológico e aos usos metafóricas a que a violação está sujeita no discurso e, por outro, aos próprios limites e dificuldades de representação de que algo tão íntimo como a experiência de violência sexual se reveste.

 
Nota Biográfica

Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos Culturais Comparados. Iniciou em 2007 um projecto de pós-doutoramento financiado pela FCT que se focalizou na questão da representação literária e cinematográfica das violações de mulheres alemãs por membros das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Doutorou-se em Literatura Alemã na Universidade de Coimbra (2003). Participou no projecto do NECC “A Representação da Violência e a Violência da Representação". Tem publicações nas áreas da cultura e literatura alemã do século XX, da representação da violência sexual e, mais recentemente, do cinema português. Traduziu para o português a peça Der Mitmacher [O Colaborador] de Friedrich Dürrenmatt. Os seus actuais interesses de investigação incluem as seguintes áreas e temas: as literaturas e as culturas de expressão alemã, a representação da violência sexual, a herança da Segunda Guerra Mundial, racismo, sexualidade e violência na Alemanha do século XX, identidade e memória na Alemanha pós-Reunificação.

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