Ciclo de conferências do Programa de Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas

1 a 21 de Junho de 2010

1 Junho 2010 - 17:00: Sala de Seminários do CES, Coimbra

Um mundo de cidades

Carlos Fortuna (FEUC/CES)
Ph. D. em Sociologia (State University of New York – Binghamton), professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Coordenador Científico dos programas de mestrado e doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas. Coordenador português da Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos. Autor de Identidades, Percursos e Paisagens Culturais (Oeiras, Celta, 1999) e editor de Cidade, Cultura e Globalização (Oeiras, Celta, 1999), Projecto e Circunstância: Culturas Urbanas em Portugal (Porto, Afrontamento, 2002) e Plural de Cidade (Coimbra, Almedina, 2009), entre outras publicações.

8 Junho 2010 - 17:00: Sala de Seminários do CES, Coimbra

São Paulo à luz da nova sociologia urbana alemã

Fraya Frehse (Univ. São Paulo)
Doutora em Antropologia Social, professora de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Investigadora associada do Núcleo de Antropologia Urbana da USP. Autora, entre outros, de O Tempo das Ruas na São Paulo de Fins do Império (Edusp, 2005).

17 Junho 2010 - 17:00: Sala de Seminários do CES, Coimbra

Macau e Las Vegas: a arquitectura nas cidades do jogo

Jorge Figueira (Dep. Arquitectura - FCTUC)
Doutorado em Arquitectura, especialidade Teoria e História (Universidade de Coimbra). Professor do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do programa de doutoramento em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Coordenador editorial do serviço de edições do Departamento de Arquitectura da FCTUC. Para além de vários trabalhos nas áreas de projecto e comissariado de exposições, publicou, entre outros, Agora que Está Tudo a Mudar - Arquitectura em Portugal (Caleidoscópio, 2005), A Noite em Arquitectura (Relógio d´Água, 2007) e Álvaro Siza. Modern Redux (Hatje Cantz, 2008, ed.).

18 Junho 2010 - 17:00: Sala de Seminários do CES, Coimbra

A exaustão das cidades

Rogério Proença Leite (Univ. Fed. Sergipe)
Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP), pesquisador do CNPq, professor associado da Universidade Federal de Sergipe e colaborador do programa de mestrado e doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas (FEUC/CES). Coordenador brasileiro da Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos e, actualmente, director da ANPOCS. Publicou, entre outros, Contra-usos da Cidade (Ed. Unicamp, 2ª ed. 2007) e organizou Cultura e Vida Urbana (EdUFS, 2008) e Plural de Cidade (Coimbra, Almedina, 2009).

21 Junho 2010 - 17:00: FEUC/ S. Keynes

Creatividad cultural y jóvenes en megaciudades

Nestor García Canclini (Univ. Nac. Autonoma de Mexico)
Doutorado em Filosofia pelas universidades de Paris e de La Plata, professor emérito da Universidade Autónoma Metropolitana – Iztapalapa. Foi professor nas universidades de Austin, Duke, Stanford, Barcelona, Buenos Aires e São Paulo. Foi agraciado com a Beca Guggenheim e o Premio Ensayo Casa de las Américas, em reconhecimento de Culturas populares en el capitalismo, e o Book Award de la Asociación de Estudios Latinoamericanos pelo livro Culturas híbridas. Estrategias para entrar y salir de la modernidad. Outros trabalhos importantes são Consumidores y ciudadanos, La globalización imaginada e Diferentes, desiguales y desconectados: mapas de la interculturalidad.

> Imprimir esta página