Seminário do Núcleo de Cidadania e Políticas Sociais
Afeto, família e trabalho: antes e depois dos 60 anos

Maria Elisa de Almeida Mariz

3 de Julho de 2008, 17:00, Sala de Seminários do CES (2º. Piso)

Apresentação

Este seminário apresenta análises e reflexões decorrentes de entrevistas realizadas com pessoas a partir dos 60 anos de idade, residentes em Coimbra e São Paulo - Brasil. A apresentação busca enfatizar os comportamentos e expectativas dessas pessoas, no que se refere às relações sociais e familiares, ao trabalho, ao afeto e às conseqüências desses fatores no bem-estar.

Viver mais é uma conquista da humanidade que se acentuou nas últimas décadas, sobretudo com os avanços da ciência e da medicina. Nós, que aqui estamos, nomeadamente, portugueses e brasileiros, temos inúmeras chances de viver mais de duas décadas, além dos 60 anos. Em Portugal, a população de mais de 60 é substancialmente superior à de 0 a 15 anos de idade e, em todo o mundo, o aumento da longevidade está fazendo com que a estrutura populacional assuma novos contornos. Neste cenário, viver bem essa nova fase da vida implica repensar e redesenhar políticas públicas e sociais que contemplem as expectativas e exigências desses novos atores, processo que exige o envolvimento e a participação de toda a sociedade, em especial dos maiores de 60, protagonistas dessa nova história.

Nota biográfica

Doutoranda em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) sob a orientação da Profa. Dra. Lucia Maria Machado Bógus, tem como tema de estudo: Pessoas com 60 anos e mais de idade. Está em Coimbra a realizar estágio e pesquisa sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Hespanha. Atua no programa de pós-graduação da Universidade de Mogi das Cruzes e no Centro Universitário Nove de Julho - UNINOVE em São Paulo, nas disciplinas Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas, respectivamente.  Desenvolve treinamento e consultoria empresarial com ênfase em estratégias de melhoria contínua na gestão da empresa e de pessoas.
E-mail:emariz@uol.com.br