Seminário do Núcleo de Estudos para a Paz

3 de Maio de 2010, 15:00, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

Entrada livre

Resumo

Desde a década de Sessenta que os estudos da paz e dos conflitos assumiram, pelo menos na Europa, uma dimensão largamente questionadora das habituais teorias e modelos explicativos das causas e consequências da violência humana. Autores como Johan Galtung marcaram uma posição critica que passou as fronteiras da análise da conflitualidade, influenciando abordagens e teorias noutros campos, como por exemplo os Estudos de Segurança tal como desenvolvidos na Europa no pós-Guerra Fria.

Essa dimensão critica e peso teórico têm contudo vindo a assumir um peso secundário na análise contemporânea da paz e dos conflitos, muito focada no empiricismo e numa certa normatividade imediata. Pretende-se nesta apresentação reclamar a necessidade de uma re-orientação crítica dos Estudos da Paz e dos Conflitos que a) coloque o debate teórico no centro da sua evolução disciplinar b) abra espaço para a incorporação de contribuições de áreas como a Teoria Política e a Filosofia e c) reassuma a sua dimensão crítica no quadro das Ciências Sociais e, em particular, das Relações Internacionais.

Como contribuição imediata para este debate teórico, esta apresentação tem ainda como objectivo introduzir a questão do ‘político’ como conceito central no entendimento da conflitualidade e da possibilidade de paz. Pretende-se para tal incorporar o pensamento de autores como Hannah Arendt, Carl Schmit e Chantal Mouffe na definição de um contributo específico para uma melhor compreensão da dimensão política inerente e essencial à conflitualidade armada.

Nota biográfica

Concluiu recentemente o seu doutoramento em Relações Internacionais na Universidade de Kent, tendo defendido uma tese com o título Politics, Security and the Construction of Protracted Social Conflicts. Possui igualmente uma pós-graduação em Política Internacional e Resolução de Conflitos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a mesma instituição onde em 2003 se licenciou em Relações Internacionais. Esteve entre 2004 e 2006 ligado ao Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, em Lisboa. Entre outras publicações editou em 2008, com a Fundação Friedrich Ebert, a obra Towards a Global Dimension: EU’s Conflict Management in the Neighborhood and Beyond.

> Imprimir esta página