Seminário do Núcleo de Estudos Culturais Comparados
A literatura das diásporas: acordes do silêncio

Laura Izarra, Universidade de São Paulo

22 de Abril de 2010, 18:15, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

Organização: Projecto "Novas Poéticas de Resistência: o Século XXI em Portugal"

Entrada livre

Resumo

Pretende-se levantar elementos das narrativas literárias de autores diaspóricos do fim do século XIX, publicadas em jornais de Argentina, e problematizá-los em contraponto com narrativas das últimas décadas do século XX que retornam a um passado "quase" apagado da memória coletiva ou individual para recriar estratégias de sobrevivência que revelem as tensões geradoras de novos estados de consciência (sons do silêncio).

Nota biográfica

Laura P.Z. Izarra é Professora Associada em Literaturas de Língua Inglesa no Departamento de Letras Modernas da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É autora de Mirrors and Holographic Labyrinths: The Process of a ‘New’ Aesthetic Synthesis in the Novels of John Banville (1999), e de Narrativas de las diásporas: identidades en formación. Los irlandeses bajo la Cruz del Sur que será publicado em Buenos Aires pela editora Corregidor em 2010. É editora de A Literatura da Virada do Século: Fim das Utopias? (2001), Literaturas Estrangeiras e o Brasil: Diálogos (2004) e da Coleção Da Irlanda para o Brasil (2009). É co-editora de Kaleidoscopic Views of Ireland (2003), Irish Studies in Brazil (2005), A New Ireland in Brazil (2008) e do ABEI Journal – The Brazilian Journal of Irish Studies desde 1999. Publicou vários artigos sobre as literaturas das diásporas e ensaios sobre os escritores contemporâneos John Banville, Paul Durcan, Anne Enright, Seamus Heaney, Caryl Philips, Juan José Delaney, entre outros.

> Imprimir esta página